Sophia @princesinhamt
CENÁRIO POLÍTICO

Abilio pretende melhorar nota para obter empréstimo e viabilizar construção de viadutos

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que aguarda a elevação da nota de Capacidade de Pagamento (Capag) da capital junto ao Tesouro Nacional para solicitar um empréstimo que viabilize obras de infraestrutura anunciadas no início do mandato.

Atualmente, Cuiabá figura entre as capitais mais endividadas do Brasil, segundo o Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2024, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional. O levantamento aponta que a cidade possui a terceira maior relação entre Dívida Consolidada e Receita Corrente Líquida (43,2%), ficando atrás apenas de Rio de Janeiro (54,1%) e Manaus (45,1%).
“A Prefeitura não pode pegar empréstimo para pagar contas passadas e nem para pagar folha. O empréstimo é para financiar investimentos. Se a gente for conseguir pegar um empréstimo, a gente vai pegar na hora que a nota da Prefeitura estiver um pouco melhor”, explicou.
Segundo Abilio, com a atual nota C da Capag, o município só teria acesso a empréstimos com juros muito altos.
“Uma das medidas que nós estamos conseguindo fazer é equilibrar as contas da Prefeitura, e isso já está melhorando a nossa credibilidade no mercado. Daqui a pouco a gente vai conseguir pegar empréstimo vinculado à União, com juros mais baixos e mais oportunidades”, disse.
“Mesmo que seja B-, já permite buscar recursos com juros melhores. Aí sim a gente busca esses empréstimos para investimentos, como os viadutos e asfalto nos bairros que estamos querendo fazer”, acrescentou.
No início do mandato, Abilio comentou que entre os projetos em estudo estão dois viadutos: um na Avenida do Moinho, na região do Córrego do Barbado, e outro nas imediações do Shopping Estação.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.