Dentro e fora do cânone de , Goku sempre teve uma grande variedade de mestres, todos essenciais para o desenvolvimento do Saiyajin, tanto como guerreiro quanto como personagem. No entanto, nenhum, sem dúvida, o influenciou tanto quanto Gohan: o velho especialista em artes marciais que vivia nas montanhas e que encontrou Kakarotto após ser enviado por Bardock e Gine em uma nave espacial para protegê-lo da hecatombe de Freeza.
O avô Gohan é ressuscitado na ilustração de setembro de Toyotaro

Toei Animation
Embora não tenha sido visto a princípio, deixou clara a importância de Gohan na vida de Goku desde o início. Ele foi o primeiro a lhe ensinar artes marciais e a instruí-lo na cultura terráquea. Ele lhe deu a Esfera Quatro Estrelas, e Goku até o homenageou dando o nome dele ao seu filho.
Infelizmente, Gohan morreu durante a puberdade de Goku devido a um ataque involuntário do Saiyajin, que, sem saber, se transformou no bestial Ozaru, algo que Goku só descobriria muito mais tarde. Após o fim da Saga da Patrulha Vermelha, Gohan retornou momentaneamente graças a Uranai Baba, sendo esta a primeira e última vez que vimos o avô adotivo do Saiyajin dentro do cânone.

toyotaro
Como uma das melhores surpresas de setembro, Toyotaro, o mangaká de , dedicou sua ilustração especial mensal ao Vovô Gohan, retratando-o como o habilidoso lutador de artes marciais que ele era. Com uma postura que reflete técnica precisa, um olhar feroz e a presença de um guerreiro experiente: uma representação que não apenas homenageia o ancião, mas também o apresenta como o lutador formidável que marcou a vida de Goku.
A ilustração de Toyotaro revive um Gohan digno de ser lembrado, nos fazendo imaginar como seria seu retorno caso o mangaká decidisse integrá-lo à linha Dragon Ball Super. Com o ano prestes a atingir seu auge, não podemos deixar de nos perguntar que outras lendas ele poderá trazer de volta até dezembro.
Fonte: adorocinema