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Produções audiovisuais de Mato Grosso brilham na 24ª MAUAL: Destaque na premiação!

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A 24ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) anunciou 14 curtas-metragens premiados na Mostra Competitiva, no último sábado (27), em cerimônia de encerramento no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A noite também foi marcada pela celebração do cinema e audiovisual mato-grossense com homenagem ao Mestre da Cultura Aníbal Alencastro e premiação de projetos contemplados pelo Maual Lab, iniciativa de formação e inovação da MAUAL. Além do tradicional Troféu MAUAL, os filmes e projetos vencedores receberam diversos prêmios em serviços de produção audiovisual, viabilizados por produtoras locais e parceiros.

“Chegamos ao fim de mais uma edição da MAUAL, que com um tema tão especial, buscou ‘escutar a terra e romper a imagem’, fazendo circular uma rica produção mato-grossense, brasileira e latino-americana com a exibição de mais de 100 trabalhos audiovisuais, provocando o público a uma florestania da escuta e do olhar”, destacou a supervisora do Cineclube Coxiponés da UFMT e coordenadora da 24ª Maual, Letícia Capanema. “Nesta edição, mais de 1.300 pessoas vieram à MAUAL. Já são 24 anos de uma mostra muito sólida e perene, assentada na universidade pública – e justamente por isso, ela nunca teve interrupção”, comemorou.

O audiovisual realizado em Mato Grosso foi destaque na Mostra Competitiva da 24ª MAUAL com oito premiações e cinco menções honrosas para 11 produções. ‘O bebê de Rosimeire’, de Ana Cristina Sampaio e Olavo Fernandes (MT), foi o melhor Melhor Curta Independente pelo júri popular. ‘Mopái iPjuta Âkakje’y – A roça e os alimentos’, realizado pelo Coletivo de Mulheres Cineastas Myky (MT), foi escolhido pelo júri técnico o Melhor Curta Mato-grossense e recebeu o prêmio especial de licenciamento para o catálogo da plataforma Cardume, streaming de curta-metragens. ‘Cello’, de Pollyana Rodrigues (MT), também foi premiado em duas categorias: Melhor Curta Universitário pelo júri popular e Melhor Curta Universitário Brasileiro Experimental pelo júri técnico.

Além das categorias brasileiras, a 24ª MAUAL trouxe mais uma vez o Prêmio Hermano de Melhor Curta Estrangeiro que, neste ano, foi para ‘La forma del caiman’, de Nay Mendi, filme realizado em Cuba. E além da premiação nos gêneros curta documentário, ficção e experimental, o júri técnico também destacou a temática LGBTQIA+ com o Prêmio Ton dos Santos para ‘Quando a noite é vermelha’, de Caio Marques e Nilton Silva (SP), e a violência obstétrica com um prêmio especial pela relevância do tema para ‘A pior dor que há’, de Ana Clara Miranda (DF).

Os filmes vencedores da Mostra Competitiva receberam como prêmio em diversas categorias, bolsas de estudo da B_arco, vouchers de serviços de pós-produção da Mistika Post, consultorias da Cumbaru Produções Artísticas, Cérberos Filmes, Rede Paradiso e do cineasta Joel Pizzini, além do licenciamento para a plataforma Cardume. O Troféu MAUAL, que encontrou sua forma em escultura inspirada em figuras femininas pré-hispânicas, foi assinado novamente pela ceramista e artista plástica Ludmila Brandão.

“Essa é mais uma edição que deixa como legado as ações de formação e capacitação por meio da Jornada de Cinema e Negócios e da 3ª edição do Maual Lab, nosso laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais, que também premia potências do cinema e audiovisual mato-grossense”, destacou Letícia Capanema. A iniciativa, realizada em parceria com o Sebrae-MT, contemplou nove projetos com consultorias e mentoria exclusivas com profissionais renomados no mercado do audiovisual brasileiro.

‘Pirilampos”, de Carlos Andreotti e Vitor Evangelista, se destacou como o Melhor Projeto de Longa, e foi premiado com passe para o La Fuente: Salão Latino-Americano de Produção Criativa. ‘Deixa a Luz Entrar’, de Luiza de Barros e Thalles Fernandes, foi escolhido o Melhor Projeto de Curta e premiado com cinco diárias de equipamentos da Latitude Filmes; ilha de edição da Plano B Filmes; tratamento de cor da Pau Rodado Filmes; e tratamento do som da Drakkar Audiovisual.

Da assessoria

Fonte: leiagora

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