A Oktoberfest de Munique, maior festa dedicada à cerveja do mundo, precisou suspender suas atividades temporariamente na quarta-feira (1º), depois que uma explosão seguida de incêndio foi registrada no norte da cidade. O temor inicial era de um possível atentado contra o festival, o que levou a polícia a fechar os portões do Theresienwiese, local onde a festa acontece.
No início da manhã, tiros e explosões foram ouvidos no distrito de Lerchenau, no norte de Munique. Um edifício residencial pegou fogo e vários veículos estacionados nas proximidades foram destruídos. Quando bombeiros e policiais chegaram ao local, encontraram explosivos e armadilhas espalhados pelo prédio, o que levou à mobilização de forças especiais. Diante da gravidade da ocorrência, cães farejadores chegaram a ser levados ao terreno da Oktoberfest para descartar qualquer ameaça ao festival.
🇩🇪 | A Oktoberfest foi fechada após uma explosão de bomba e uma ameaça de bomba.
Uma pessoa foi encontrada morta. Uma mochila contendo outras bombas, também foi encontrada durante a operação policial em andamento em Munique. pic.twitter.com/pFckJ1fNAP
— 🇧🇷Are you Okay?🇧🇷 (@Areyouok8888) October 1, 2025
A hipótese de terrorismo foi descartada poucas horas depois. Segundo a polícia, tratava-se de uma disputa familiar sobre herança que terminou em tragédia. O principal suspeito do caso foi localizado gravemente ferido nas proximidades do Lago Lerchenauer, mas morreu pouco tempo depois. Em sua mochila foram encontrados explosivos. No apartamento, duas mulheres feridas foram identificadas: a mãe do autor do ataque, de 81 anos, e sua filha de 21, que tem nacionalidade brasileira.
Durante as buscas, os agentes localizaram no apartamento do suspeito uma carta em que ele mencionava a Oktoberfest, o que levou as autoridades a manterem o festival fechado temporariamente. A operação de varredura, no entanto, não encontrou qualquer ligação entre o ataque e o evento.
A polícia também chegou a investigar uma possível ligação entre a explosão e o movimento Antifa, após uma publicação online que reivindicava a autoria do ataque. Mais tarde, porém, a emissora BBC informou que não foram encontradas evidências para sustentar essa versão e que a mensagem seria “obra de imitadores”.
“As operações policiais no Theresienwiese foram concluídas. A ameaça não foi confirmada. A Oktoberfest abrirá novamente às 17h30”, informou a Oktoberfest de Munique por meio de suas redes sociais.
A Oktoberfest de Munique
Realizada este ano entre os dias 20 de setembro e 5 de outubro, a Oktoberfest ocupa o Theresienwiese, uma área de mais de 400 mil m² no coração de Munique. A entrada é gratuita, mas tanto o consumo quanto os brinquedos do parque de diversões são pagos à parte.
Milhões de visitantes de todo o mundo passam pelo evento todos os anos. Muitos aproveitam para vestir os trajes típicos da Baviera, como o dirndl e o lederhose. A tradição começou em 1810, como uma comemoração para o casamento do príncipe Luís I da Baviera, e desde então só foi interrompida por guerras e epidemias, entre elas a pandemia de Covid-19.
Fonte: viagemeturismo