Sophia @princesinhamt
Cinema

Após 14 anos: J. K. Rowling e Emma Watson em nova briga reveladora pós Harry Potter

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As recentes declarações de e provam que qualquer castelo pode ruir com o tempo. Há alguns dias, a atriz que deu vida à primeira encarnação de Hermione no audiovisual retornou aos holofotes ao falar sobre o período afastada da carreira artística e, em meio a explicações sobre o hiato, também citou suas diferenças com a autora de .

Emma Watson diz que “jamais cancelaria” J.K.Rowling, mas não concorda com escritora

2025 word1

Youtube / Reprodução

Há alguns anos, J.K.Rowling abandonou a personalidade branda como autora do sucesso mundial sobre um garoto que se descobre bruxo para abraçar uma identidade radical, contrária à existência de pessoas trans. As declarações da escritora não apenas se acumulam, mas também fazem parte de um financiamento real para instituições responsáveis por lutar contra o direito desta importante parcela da comunidade LGBTQIAPN+.

Emma Watson já havia mencionado não concordar com as opiniões de Rowling, mas em entrevista recente, diminuiu o tom do discurso – e, assim, foi alvo de críticas por todos os lados por parecer “ficar em cima do muro”, inclusive pela própria escritora.

“Tinha esquecido como era”: Emma Watson finalmente explica por que largou a carreira de atriz há mais de 5 anos

“Eu realmente não acredito que, por ter tido essa experiência e por ter o amor, o apoio e os pontos de vista que tenho, isso signifique que eu não possa e não valorize J.K. e a pessoa com quem tive experiências pessoais. Eu nunca vou acreditar que uma coisa anule a outra e que eu não possa guardar com carinho a minha experiência sobre essa pessoa”, disse a estrela de Adoráveis Mulheres em participação no The Jay Shetty Podcast.

Quanto à questão problemática envolvendo Rowling, a artista diz não querer inflamar nenhum discurso, especialmente discussões entre as duas após posicionamentos distintos virem à tona. “Não é porque eu não me importo com ela ou com o problema, mas sim porque a forma como a conversa está sendo conduzida é realmente dolorosa para mim”, refletiu.

Harry Potter: J.K. Rowling diz que não perdoará Daniel Radcliffe e Emma Watson por defenderem direitos trans (só que eles nunca pediram desculpas)

“Não há mundo no qual eu poderia cancelá-la, ou cancelar (aquela experiência), por qualquer coisa. Eu não tenho o que fazer além de segurar essas duas coisas incompatíveis juntas, e aceitar que talvez não sejam concordantes”, disse. “Acredito que o que mais me chateia é que uma conversa nunca foi possível. Sempre vou permanecer aberta”, finalizou ela.

J.K.Rowling rebate Emma Watson e a chama de ignorante

2025 word1

Euan Cherry / Getty Images

J.K.Rowling fez uma extensa postagem rebatendo Emma e, resumidamente, a chamando de ignorante. “Não tenho direito à concordância eterna de nenhum ator que já interpretou um personagem que criei. A ideia é tão ridícula quanto eu consultar meu chefe de quando tinha 21 anos para saber quais opiniões devo ter hoje em dia”, escreveu.

Ao citar a atriz e , a escritora afirma que eles e seus colegas de elenco “têm todo o direito de abraçar a ideologia da identidade de gênero”, mas que os dois, “em particular, deixaram claro nos últimos anos que acreditam que nossa antiga associação profissional lhes dá um direito específico – ou melhor, obrigação – de criticar a mim e minhas opiniões em público”.

Ator da série de Harry Potter vai ser demitido por apoiar a causa trans? J.K. Rowling se pronuncia sobre o novo Severus Snape da franquia

A escritora relembra o momento em que ela e a intérprete de Hermione passaram a discordar entre si, em meados de 2022, quando Emma foi recebida no palco do Bafta Awards pela apresentadora Rebel Wilson. A cerimonialista disse: “Ela tem orgulho de se considerar feminista, mas todos sabemos que ela é uma bruxa”, ao que a atriz respondeu que estava lá por “TODAS as bruxas”, algo que foi visto como uma indireta à autora.

Ela também revela ter recebido um bilhete da atriz, por terceiros, “quando as ameaças de morte, estupro e torutra contra mim estavam no auge”. “Emma acabara de jogar mais lenha na fogueira publicamente, mas achava que uma única frase expressando preocupação seria suficiente para me tranquilizar quanto à sua simpatia e bondade fundamentais”, acrescentou ela.

J.K. Rowling volta a atacar pessoas trans e chama fãs de Harry Potter de Comensais da Morte

“Eu não era multimilionária aos 14 anos. Eu vivia na pobreza enquanto escrevia o livro que tornou Emma famosa”, continuou. “Portanto, compreendo, pela minha própria experiência de vida, o que significa para as mulheres e meninas sem os privilégios de Emma o desrespeito pelos direitos das mulheres, no qual ela participou tão entusiasticamente.”

Ao criticar a artista, ela completa: “Como outras pessoas que nunca experimentaram a vida adulta sem o conforto da riqueza e da fama, Emma tem tão pouca experiência da vida real que é ignorante quanto à sua própria ignorância.”

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.