Capital da República Tcheca, Praga já possui atributos suficientes para fascinar qualquer um: torres góticas, construções barrocas e o Rio Moldava cortando a cidade ao meio. Mas quem deseja luxo também encontra experiências para se encantar ainda mais com destino, de tours que permitem acessar áreas restritas de cartões-postais a visitas fora do horário regular. Veja, a seguir, um roteiro de dois dias com foco em exclusividade:
Dia 1: Patrimônio histórico, biblioteca barroca e jantar com concerto
A programação começa no centro histórico de Praga com uma visita guiada exclusiva ao Relógio Astronômico, construído em 1410, e à Antiga Prefeitura. Além de conhecer o funcionamento interno do relógio e os detalhes de sua mecânica medieval, o visitante acessa áreas restritas ao público, incluindo passagens subterrâneas e o topo da torre, com vista panorâmica da cidade.

Na parte da tarde, o destaque é um tour privado pela Biblioteca Barroca do Klementinum, considerada uma das mais belas do mundo. Guiado por um especialista da Biblioteca Nacional Tcheca, o visitante conhece manuscritos raros, relógios antigos e globos catalogados pela Unesco. Doações extras permitem, inclusive, o acesso a documentos originais retirados do cofre especialmente para o visitante — privilégio restrito a poucas pessoas.

A noite pode terminar em alto nível, com jantar em um restaurante estrelado Michelin, como o Field e o La Degustation Bohême Bourgeoise, ou um concerto de música clássica em um salão histórico da cidade.
Dia 2: Praga em movimento, arquitetura art déco e vinhos locais
O segundo dia pode começar com um passeio a bordo de um bonde histórico reservado exclusivamente para o visitante. Guias locais conduzem o trajeto, adaptando as paradas ao interesse do grupo.
Em seguida, há uma visita à Residência do Presidente da Câmara de Praga, uma joia da arquitetura art déco que não costuma estar aberta ao público. Com seus móveis originais, detalhes em ouro e o salão da música como destaque, o local pode ser palco de pequenos recitais ou refeições servidas sob medida.

Durante a tarde, o foco muda para os sabores da região. Em Černý Kopec, na Jabloňka Winery, um vinhedo nos arredores da cidade, um sommelier conduz uma degustação com vinhos tchecos e produtos locais, com vista privilegiada para o rio Moldava. A experiência é seguida de um cruzeiro privativo ao pôr do sol pelo mesmo rio, com opções de música ao vivo, harmonização de vinhos ou cardápio exclusivo a bordo.
O encerramento da viagem pode ser na Torre Petřín, um dos pontos mais altos de Praga. Fora do horário regular, o visitante sobe em um funicular privativo para participar de uma sessão de observação astronômica conduzida por um especialista. Bebidas e música suave acompanham a atividade, feita com telescópios profissionais, em meio à vista panorâmica da cidade iluminada.
Leia tudo sobre a República Tcheca
Fonte: viagemeturismo