Seis casos suspeitos de sarampo estão sob investigação em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que aguarda o resultado dos exames laboratoriais, previsto para sair em até cinco dias.
A mobilização ocorre em um cenário de alerta, após a confirmação de casos da doença em Primavera do Leste. Como parte da força-tarefa de prevenção, a Prefeitura de Várzea Grande vai realizar uma ação de vacinação no Várzea Grande Shopping nesta sexta (3) e sábado (4), das 13h às 20h30, no segundo piso do shopping, em frente à sede da Secretaria.
A iniciativa tem o apoio da administração do centro comercial e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo.
Serão ofertadas vacinas do calendário básico, contemplando crianças, adolescentes e adultos, incluindo imunizantes como Hepatite B, Pentavalente, VIP, Pneumocócica 10, Meningite C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela, HPV e Covid-19, entre outros.
Vacinação também no aeroporto
Entre os dias 8, 9 e 10 de outubro, a equipe de saúde de Várzea Grande estará no Aeroporto Marechal Rondon vacinando passageiros, das 8h às 16h. A ação busca facilitar o acesso à vacina e ajudar a evitar a circulação do vírus.
Alerta em Mato Grosso
O estado de Mato Grosso também está em alerta após a confirmação de casos de sarampo em Primavera do Leste. Para enfrentar a situação, o Estado montou um comitê de crise. As ações incluem reforço da vacinação em todos os postos de saúde, atendimento nortuno em pontos estratégicos, campanhas itinerantes e ações educativas para orientar e conscientizar a população.
Neste domingo (28), a unidade móvel de vacinação do Estado estará na Lagoa Velho Pedro, às 18h, em Primavera do Leste, para reforçar a campanha de imunização.
A medida foi anunciada pela superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes.
Cobertura vacinal abaixo do ideal
Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até a última quarta-feira (24), Mato Grosso, já tinha 88% das pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra sarampo, caxumba e rubéola, e 65% com as segundas doses da vacina. O ideal seria uma cobertura mínima de 95% para cada dose da vacina.
Ao todo, já foram aplicadas 96.473 doses da tríplice viral e 2.730 da dupla viral (dose zero) para crianças menores de um ano em 2025.
A Secretaria de Saúde orienta que quem não tomou todas as doses ou não tem a carteirinha em dia deve procurar um posto de saúde para regularizar a vacinação
As recomendações são:
- 1 a 29 anos: precisa tomar 2 doses
- 30 a 59 anos: precisa tomar 1 dose
- 60 anos ou mais: não precisa vacinar
Fonte: primeirapagina