Música

Spotify Reforça Proteções para Artistas e Produtores em Relação à Inteligência Artificial

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Spotify anunciou nesta semana um pacote de medidas para reforçar a proteção a artistas e produtores frente aos usos indevidos da IA. A plataforma quer coibir três práticas principais: imitação vocal não autorizada, spam musical e falta de transparência sobre o uso de IA em faixas.

LEIA MAIS

Foto: Divulgação

A empresa introduziu uma nova política de imitação para lidar com denúncias de clonagem de voz de artistas, prática potencializada pelas ferramentas de IA. Segundo o Spotify, a imitação vocal só será permitida com autorização explícita do artista imitado.

Além disso, a plataforma está ampliando os investimentos para combater envios fraudulentos de músicas para perfis de outros artistas e vai testar medidas de prevenção com os principais distribuidores para barrar o problema na origem. Artistas também poderão denunciar “conteúdo fora do lugar” até mesmo no estado de pré-lançamento, reduzindo o tempo de espera para revisão.

Novo filtro de spam musical

Outro foco do anúncio é um novo sistema de filtragem de spam, previsto para entrar em funcionamento neste outono. A ferramenta vai identificar e rotular atores que publicam conteúdo em massa, duplicações e outras táticas de manipulação, muitas vezes viabilizadas pela IA, impedindo que esses materiais sejam recomendados aos ouvintes.

O Spotify afirma que o lançamento será gradual para evitar penalizar artistas legítimos.

Transparência sobre uso de IA nos créditos

Para lidar com a crescente demanda de ouvintes por transparência, o Spotifytambém vai apoiar um novo padrão da indústria para indicar o uso de IA nos créditos musicais. Gravadoras, distribuidores e parceiros poderão detalhar se e como a tecnologia foi usada em vocais, instrumentação ou pós-produção. As informações começarão a ser exibidas no aplicativo à medida que forem submetidas.

Segundo a plataforma, a iniciativa não pretende punir quem usa IA de forma responsável, mas sim fortalecer a confiança e dar aos ouvintes informações claras sobre o processo criativo. Entre os parceiros já envolvidos no padrão estão Amuse, Believe, CD Baby, DistroKid, EMPIRE, FUGA, Kontor New Media, Soundrop, entre outros.

Com mais de 75 milhões de faixas de spam removidas apenas no último ano, o Spotify afirma que continuará atualizando suas políticas à medida que a tecnologia evolui. “Proteger agressivamente contra os piores usos da IA generativa é essencial para liberar seu potencial em benefício de artistas e produtores”, diz a empresa.

Fonte: portalpopline

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.