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Os Principais Sinais de Defeito no Pito do Pneu: O que Observar?

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Sinais que o pito do pneu está com defeito

Entenda a importância do pito do pneu, um componente vital para a segurança e a economia do seu carro. Saiba quando e por que ele precisa ser trocado para evitar problemas.

O pito, também conhecido como válvula do pneu, é um componente pequeno, mas essencial para a segurança e o bom funcionamento do seu veículo. Muitas vezes negligenciado, ele é o responsável por permitir que o ar entre e saia do pneu, além de garantir que a pressão interna seja mantida, evitando vazamentos e problemas na dirigibilidade.

 

Sinais de que o pito pode estar com defeito

Apesar de sua importância, o pito é uma peça que sofre desgaste constante. Ele está exposto a altas e baixas temperaturas, à força centrífuga (que pode ser equivalente a mais de 60 vezes o seu peso a 100 km/h) e à sujeira. Com o tempo, a borracha pode ressecar e o metal pode oxidar, o que aumenta o risco de falhas e de uma perda de pressão repentina.

Ficar atento a alguns sinais pode evitar problemas maiores e garantir a sua segurança na estrada. Os principais indícios de que o pito pode estar com defeito são:

  • Perda de pressão anormal: Se você percebe que precisa calibrar o pneu com muita frequência, mesmo sem ter furos, o problema pode estar no pito.

  • Dificuldade na calibragem: Se a bomba de ar não se encaixa corretamente ou se o ar não entra no pneu, o núcleo da válvula pode estar danificado.

  • Vazamento: Um teste simples é borrifar água com sabão sobre o pito. Se bolhas aparecerem, é sinal de que o ar está escapando.


 

Sinais de que o pito pode estar com defeito - Foto: Mulheres de MotoSinais de que o pito pode estar com defeito - Foto: Mulheres de Moto
Sinais de que o pito pode estar com defeito – Foto: Mulheres de Moto

 

Tipos de pitos e a importância da manutenção

Existem dois tipos principais de válvulas: a Schrader, mais comum em carros e motos, e a Presta, mais usada em bicicletas de alto desempenho. Independentemente do tipo, a regra de ouro é: troque o pito toda vez que você trocar o pneu.

A maioria dos motoristas comete o erro de reaproveitar o pito antigo, mas a peça já sofreu o desgaste do tempo de uso e pode não ter mais a mesma capacidade de vedação. A substituição, que custa muito pouco, evita problemas como:

  • Aumento no consumo de combustível: Pneus com pressão baixa forçam mais o motor.

  • Dirigibilidade comprometida: A falta de pressão afeta a estabilidade e a aderência do veículo.

  • Risco de acidentes: A perda de ar pode levar a uma súbita perda de controle.

Além da troca, a manutenção do pito é simples e crucial. Certifique-se de que a tampa está sempre no lugar para evitar a entrada de sujeira, que pode danificar o núcleo da válvula.

Você já sabia da importância de trocar o pito do pneu? Que outros detalhes do carro você acha que as pessoas negligenciam? Comente abaixo e compartilhe sua experiência!

Leia aqui: Pneu de carro tem data de validade? A resposta vai te surpreender


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Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

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