Alerta de recall da BMW! Quase 200 mil carros com risco de incêndio
Um recall da BMW convoca quase 200 mil carros nos EUA por risco de incêndio. Entenda o defeito e veja os modelos afetados.
Um novo recall da BMW acendeu um alerta para donos de vários modelos da marca por um motivo grave: risco de incêndio.
A convocação envolve quase 200 mil veículos que podem pegar fogo mesmo estando estacionados e desligados. O problema é tão sério que a recomendação é parar os carros na rua.
O chamado, por enquanto, é válido apenas para os Estados Unidos, mas serve de aviso para o mercado global. A falha afeta carros de luxo e até um modelo esportivo da Toyota fabricado em parceria.
O Garagem360 conta na sequência mais detalhes do problema nos carros e quais modelos afetados!
Qual o defeito do recall da BMW?
O problema está em uma peça pequena, mas fundamental: o relé do motor de partida. Segundo a agência de segurança de trânsito dos EUA, a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), este componente pode sofrer corrosão.
A princípio, essa corrosão pode causar um curto-circuito e um superaquecimento, levando a um incêndio na área do motor. O risco existe a qualquer momento, mesmo com o carro desligado na garagem. Que medo, hein?
Por isso, a orientação oficial é que os proprietários estacionem seus veículos em locais abertos, longe de casas e outras construções, até que o reparo seja feito.
Quais carros foram afetados pelo chamado?
A lista de modelos afetados é grande e inclui alguns dos carros mais vendidos da marca alemã, fabricados entre 2019 e 2022.
Curiosamente, até o esportivo Toyota Supra, que usa a mesma plataforma do BMW Z4, entrou na convocação. A seguir, confira os veículos envolvidos no recall nos EUA:
- BMW Série 3: 330i (2019–2021);
- BMW Série 4: 430i e 430i Conversível (2021–2022);
- BMW Série 5: 530i (2020–2022);
- BMW Série 2: 230i (2022);
- SUVs: X3 e X4 (2020–2022);
- Esportivos: Z4 (2019–2022) e Toyota Supra (2020–2022).
O que os proprietários devem fazer?
Nos Estados Unidos, a BMW começará a notificar os donos dos veículos a partir de 14 de novembro. O reparo, que consiste na troca do motor de partida, será realizado gratuitamente nas concessionárias. Ufa!
E o Brasil?
No Brasil, ainda não há um chamado oficial para o mesmo problema. Contudo, é sempre importante que os proprietários fiquem atentos aos canais de comunicação da BMW do Brasil para verificar qualquer campanha de recall ativa para o seu veículo. Ou seja, o caso recente nos EUA mostra que a atenção deve ser redobrada.
Será que a confiança na marca fica abalada depois desse pequeno incidente? Comente aqui embaixo!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Fonte: garagem360