Tecnologia

Moradores de Paraisópolis agora possuem um PlusCode como endereço digital

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Cerca de 100 mil residências de Paraisópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo, passaram a contar com placas de endereço digital, conhecidas como Plus Code. O sistema garante coordenadas exatas no Google Maps e Waze, facilitando o acesso a serviços de emergência e entregas.

A tecnologia, desenvolvida pelo Google, é gratuita e utiliza códigos curtos equivalentes a coordenadas de latitude e longitude, funcionando como um complemento ao sistema de endereços tradicional. Assim, cada morador consegue identificar sua casa com precisão.

O projeto foi realizado em parceria com o G10 Favelas e a startup de logística Favela Brasil Xpress, iniciado em 2022, alcançando toda a comunidade de Paraisópolis. Outros locais, como áreas rurais de São Paulo e a favela do Guarani, também já foram contemplados.

Segundo Wilson Rodrigues, gerente de parcerias do Google e responsável pelo Plus Code no Brasil, a iniciativa coloca a comunidade no mapa de forma oficial. Gilson Rodrigues, fundador do G10 Favelas, destacou que mais de 360 mil endereços digitais já foram criados no país e a meta é levar a solução para mais de 100 favelas.

Para Giva Pereira, fundador da Favela Brasil Xpress, Paraisópolis se tornou referência ao ser a primeira favela da América Latina a validar o uso do Plus Code, garantindo dignidade e ampliando as oportunidades de negócios locais. “Com essa ferramenta, mostramos que a favela existe, resiste e tem endereço”, reforçou.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.