Eventos

Desfile de moda com indígenas: fusão de cultura e arte na passarela

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Nesta sexta-feira (26), o estilista Fábio Maurício apresenta a mais nova coleção, “Xeque Mate”, em desfile às 20h no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande. A entrada é gratuita.

O evento reúne 32 modelos, sendo 16 mulheres indígenas, e une referências do jogo de xadrez a ícones da cultura sul-mato-grossense, como o Pantanal, as esculturas de Conceição dos Bugres, festas populares e influências de países vizinhos.

Radicado em Campo Grande desde 2003, Fábio já criou mais de 30 coleções e é reconhecido pelo estilo autoral, marcado por upcycling, bordados manuais e uma estética que mistura punk e glam. Segundo ele, a proposta é transformar a moda em arte e documento cultural, valorizando a miscigenação do Estado.

“Já são 21 anos de inúmeras coleções, e o que me move é a moda em si: produzir, cortar, costurar, fotografar, desfilar, vender… mas, acima de tudo, escolher um tema, um ponto de partida”, revela o designer. Desde 2004, a marca FM carrega sua assinatura inconfundível, marcada pelo upcycling, bordados manuais e uma estética que mistura punk e glam. Para Fábio, identidade é o que transforma um criador em estilista: “As pessoas reconhecem uma roupa minha. Isso é o que diferencia meu trabalho no cenário da moda brasileira”, disse. 

O projeto tem incentivo da Lei Paulo Gustavo, via edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. 

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.