O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (22) com líderes globais na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, com foco na questão da Palestina.
A Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados começou às 15h, horário local (16h em Brasília), sendo convocada pela França e Arábia Saudita. O governo brasileiro espera que o encontro incentive mais países a reconhecerem a Palestina como Estado.
No domingo (21), Reino Unido, Canadá e Austrália reconheceram formalmente o Estado da Palestina, condenando ações de Israel em Gaza que resultaram em milhares de mortes, incluindo civis, e responsabilizando o Hamas pelo ataque em outubro de 2023, mas esclarecendo que o grupo não deve participar da formação do Estado palestino.
ONU
Lula chegou aos Estados Unidos acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e demais integrantes da comitiva para participar da 80ª Assembleia Geral da ONU. O Brasil mantém a tradição de ser o primeiro a discursar na abertura do debate geral, com Lula previsto para falar na manhã de terça-feira (23), após o secretário-geral António Guterres e a presidente da assembleia Annalena Baerbock.
Democracia
Na quarta-feira (24), o presidente participará da segunda edição do evento Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo, ao lado de líderes de cerca de 30 países, incluindo Chile e Espanha. A iniciativa busca fortalecer a cooperação internacional contra a desinformação, discurso de ódio, desigualdade social e deterioração institucional.
Crise climática
Também no dia 24, Lula estará presente em evento sobre crise climática, copresidido pelo Brasil e pelo secretário-geral da ONU, com apresentação de novas contribuições nacionais. O presidente participará ainda de encontro para apoiar o Fundo Florestas Tropicais para Sempre e reunião do Centro Global de Adaptação para discutir estratégias de adaptação às mudanças climáticas.
Fonte: cenariomt