O período para interposição de recursos contra os resultados preliminares da prova prática do Revalida 2025/1 começou nesta segunda-feira (22) e vai até sexta-feira (29). O exame é destinado a brasileiros e estrangeiros formados no exterior que buscam a revalidação de diplomas médicos.
Para recorrer da nota da avaliação de habilidades clínicas, os participantes devem acessar o Sistema Revalida, entrar na Página do Participante e seguir as instruções disponíveis.
Os resultados preliminares da segunda etapa do exame foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 19 de setembro, também no Sistema Revalida.
Resultado do recurso
O resultado final da 2ª etapa do Revalida 2025/1 será divulgado em 31 de outubro pelo Inep, após a análise dos recursos administrativos. As decisões incluirão as razões de deferimento ou indeferimento, apresentadas em parecer único das bancas avaliadoras.
Objetivos do Revalida
O exame avalia a formação de profissionais formados no exterior que desejam atuar na medicina no Brasil, sem classificar instituições estrangeiras. Seu principal objetivo é verificar se os candidatos possuem competências, habilidades e conhecimentos necessários ao exercício da medicina de acordo com as exigências do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo atendimento de qualidade à população.
Padrão esperado
O Inep disponibilizou o Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) definitivo para cada uma das dez estações da prova prática, detalhando as ações esperadas, critérios de avaliação e pontuação.
Formato do exame
O Revalida é aplicado em duas edições anuais e conta com duas etapas: teórica e prática de habilidades clínicas. O exame abrange, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade.
Fonte: cenariomt