Neste início de semana, instaurou-se nas redes sociais uma discussão em torno da falta de posicionamento político dos artistas da nova geração diante dos protestos contra a PEC da Blindagem que tomaram o Brasil neste domingo (21). Jão, que está em hiato na carreira e afastado das redes sociais, foi alvo dessas críticas e, nesta segunda-feira (22), o empresário do cantor, Renan Augusto, saiu em defesa dele. “Não sejamos injustos e vamos escolher responsavelmente nossos adversários”, disse.
Foto: Instagram/@jao
Em meio à repercussão dos protestos, que reuniu no Rio de Janeiro veteranos da música como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Djavan, internautas criticaram a ausência de artistas da nova geração nos protestos que ocorreram em algumas capitais do Brasil.
No X (antigo Twitter), uma mulher disparou: “Eu ainda não sei como Luísa Sonza, Jão, etc têm a CORAGEM de achar que são Rita Lee e Cazuza da nova geração sem sequer se pronunciarem sobre um assunto de tamanha importância, é por isso que artistas mais velhos precisam ir às ruas, porque esses novos simplesmente são incompetentes”.
“Amigos, Jão não está mais morando em SP, está fora das redes há 6 meses, passando por algo que não desejo a ninguém. Entendo o recado do tweet, mas se for citar o nome de alguém, que pelo menos você tenha o mínimo de conhecimento sobre o que tá acontecendo na vida dessa pessoa. Ele sempre se posicionou politicamente e obviamente é contra esse projeto. Não sejamos injustos e vamos escolher responsavelmente nossos adversários”, rebateu o empresário do cantor.
Amigos, Jão não esta mais morando em SP, está fora das redes há 6 meses, passando por algo que não desejo a ninguém. Entendo o recado do tweet, mas se for citar o nome de alguém, que pelo menos você tenha o mínimo de conhecimento sobre o que tá acontecendo na vida dessa pessoa.… https://t.co/cvH1Lkp0fu
— Renan Augusto (@renan_augustos) September 22, 2025
Nos comentários, vários internautas defenderam o posicionamento de Renan Augusto e muitos dos fãs de Jão demonstraram preocupação com o cantor após a declaração do empresário. O trecho em que ele diz que Jão está “passando por algo que não deseja a ninguém” deixou o público em alerta e levou à interpretação de que ele esteja se referindo ao luto do artista, que perdeu o pai em junho.
Foto: Instagram @jao
A proposta de emenda à Constituição (PEC) da Blindagem é uma iniciativa que proíbe a abertura de ações criminais contra deputados e senadores sem autorização do Parlamento. Tal projeto pode corroborar para a corrupção no uso das emendas parlamentares, e vem gerando oposição por parte de especialistas, organizações, artistas e pela população.
Fonte: portalpopline