VW T-Cross é superado por 4 rivais e acende alerta na Volkswagen
VW T-Cross, líder de vendas, despencou em setembro sendo superado por quatro rivais. Veja o que aconteceu com o SUV mais vendido do Brasil.
O VW T-Cross, acostumado com a liderança isolada no mercado de SUVs, está passando por um mês de setembro complicado.
O campeão de vendas de 2024 e atual líder no acumulado de 2025 perdeu força e foi ultrapassado não só por concorrentes diretos, mas até mesmo pelo seu “irmão” mais novo, o VW Tera, e por rivais que não costumavam ameaçar sua posição.
Será que isso seria um problema para a Volks? O Garagem360 responde a seguir!
Como está o ranking de vendas sem o VW T-Cross na ponta?
Os números parciais de setembro, divulgados pela Fenabrave, mostram um cenário bem diferente do habitual. O VW T-Cross aparece apenas na quinta posição, uma queda surpreendente para um modelo que domina o mercado.
Contudo, a briga pela liderança no mês está acirrada, com o Toyota Corolla Cross na frente. Confira o top 5 de setembro até agora:
- 1º Toyota Corolla Cross: 4.393 unidades
- 2º Volkswagen Tera: 3.773 unidades
- 3º Hyundai Creta: 3.731 unidades
- 4º Nissan Kicks: 3.572 unidades
- 5º Volkswagen T-Cross: 3.368 unidades
O que pode estar derrubando as vendas do T-Cross?
A explicação mais provável para essa queda repentina pode estar dentro da própria Volkswagen. O crescimento forte do novo VW Tera sugere que ele pode estar “roubando” clientes das versões de entrada do T-Cross.
As configurações mais caras do Tera, Comfort (R$ 128.890) e High (R$ 141.890), têm preços muito próximos das versões mais baratas do T-Cross, a Sense (R$ 119.990) e a 200 TSI (R$ 155.990).
Diante disso, é possível que o consumidor esteja preferindo levar para casa o lançamento mais equipado em vez do líder de mercado em sua configuração mais simples. Outro modelo da marca que sentiu o impacto foi o Nivus, que em setembro caiu para a 11ª posição entre os SUVs.
A liderança do ano ainda está garantida?
Apesar do susto em setembro, a situação do T-Cross no acumulado do ano ainda é muito confortável. O SUV da Volkswagen caminha a passos largos para conquistar o bicampeonato da categoria em 2025.
Até o momento, o modelo soma 64.619 unidades emplacadas no ano. A vantagem para o segundo colocado, o Hyundai Creta, é de mais de 15 mil unidades, uma diferença difícil de ser tirada nos poucos meses que restam.
No entanto, o resultado de setembro serve de alerta e mostra que nenhum reinado é absoluto no competitivo mercado brasileiro.
Comente abaixo: acredita que o T-Cross vai recuperar a liderança nos próximos meses?
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Fonte: garagem360