O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou nesta segunda-feira (22) que o projeto do governo federal que prevê isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores com renda de até R$ 5 mil poderá ser votado na próxima semana. A declaração foi feita durante evento do banco BTG Pactual, em São Paulo.
Segundo Motta, o relator da proposta, deputado Arthur Lira, deve apresentar o relatório ainda nesta semana no colégio de líderes. “Essa é uma pauta importante, que representa avanços significativos em termos de justiça tributária. O momento de levar ao plenário chegou”, disse.
O parlamentar ressaltou que os partidos terão liberdade para propor emendas, mas destacou a necessidade de responsabilidade com as contas públicas. “Cada decisão terá consequências sobre o orçamento do país”, alertou.
Pautas tóxicas
Hugo Motta também comentou sobre manifestações realizadas no domingo (21), que criticaram propostas de anistia a condenados por golpe de Estado e a chamada PEC da Blindagem. O presidente da Câmara afirmou que é preciso superar as chamadas ‘pautas tóxicas’ que, segundo ele, têm dominado a agenda do Congresso.
“O Brasil tem que olhar para frente e discutir temas que realmente impactam a sociedade, como a reforma administrativa, a segurança pública e o Imposto de Renda”, destacou.
Apesar das críticas às propostas em tramitação, Motta defendeu que o Congresso mantenha equilíbrio e diálogo, reforçando que cabe ao colégio de líderes definir os rumos das votações.
O deputado ainda comentou sobre as manifestações contrárias à PEC da Blindagem. Disse respeitar a democracia e o direito de protesto, mas reafirmou apoio à proposta, afirmando que o debate tem sido distorcido. “Fico feliz em ver o povo nas ruas defendendo suas convicções. Isso mostra que a democracia está viva”, concluiu.
ENQUETE OFICIAL: Você ainda tem esperanças de que a economia do Brasil melhore após as eleições de 2026?
— CenarioMT (@cenariomt) August 14, 2025
Fonte: cenariomt