A 24ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) começa terça-feira (23) e segue até sábado (27), na UFMT, com uma programação gratuita que combina exibições de curtas, diálogos com realizadores, ações formativas e festa de encerramento. Os ingressos devem ser retirados diariamente pelo Sympla.
O eixo central é a , que exibe universitários e independentes (ficção, documentário e experimental) em sessões de terça (23) a sexta (26), a partir das , no .
Os filmes concorrem a premiações dos júris oficial e popular — incluindo o (assinado pela artista ), bolsas da , serviços da , consultorias da , , e do cineasta , além de um para o catálogo da plataforma .
A MAUAL , virtual e não competitiva, ampliando o alcance do festival: ficam disponíveis no de terça (23) até . Ao longo da semana, selecionados também ocupam o foyer do Teatro Universitário e disputam o voto popular por like no YouTube.
Com produções de e de , a edição 2025 destaca a força local: integram a seleção. O tema deste ano — — propõe uma reflexão ética e estética inspirada na ideia de (floresta + cidadania).
“Com esse tema, a MAUAL convida a um retorno sensível aos gestos de ver e escutar uma ‘florestania’ dos sentidos que brota do encontro entre territórios, sons e imagens. No contexto da cultura audiovisual latino-americana, pensar a florestania é provocar outras formas de filmar e habitar o mundo sem explorá-lo a partir de um olhar que não se impõe, e se entrelaça com os ritmos da natureza e dos povos que a habitam”, destaca , supervisora do Cineclube Coxiponés e coordenadora da 24ª MAUAL.
O (terça, 23) traz o lançamento do livro , de , às no Teatro Universitário.
No , a cerimônia de encerramento apresenta a de , de e — vencedor do — sobre o avanço do agronegócio sobre a terra indígena .
De terça (23) a sexta (26), às , acontecem no ; no mesmo espaço, a realiza encontro na , às .
A (parceria com o ) abre na , véspera da mostra, com e exibição inédita de (19h, Teatro Universitário). O oferece consultorias de (Karkará Tunga), (Tatiana Toffoli), (Pedro Krull) e (Mariana Meliande).
Haverá (quarta, 24, às 15h, Cineclube) e abertas (sexta, 26, às 15h). Os projetos concorrem a prêmios de , , , e do realizador , com apoio da .
A ocorre , no Teatro Universitário, com em parceria com a . A será às , na , com show da dupla de hip-hop (Ságape e Dimitri).
As da 24ª MAUAL se estendem ao longo do ano. Em outubro e novembro ainda acontecem:
-
(Sabrina Tenório Luna) – 22, 23, 24, 27 e 29/10
-
(Aline Wendpap) – 13 a 17/10
-
(Yuri Kopcak) – em novembro
Locais: e laboratórios da . Inscrições em breve.
-
: , 19h — Teatro da UFMT (masterclass Sérgio Machado + exibição de )
-
: , 18h30 — Teatro da UFMT
-
: — YouTube do Cineclube Coxiponés ()
-
: , 15h — Cineclube Coxiponés
-
: , 18h30 — Teatro da UFMT
-
: , 18h30 — Teatro da UFMT (com transmissão pela TV Brasil 2.1 + TVU)
-
: , 22h — Cervejaria Cuyaverá (show )
(retirada diária pelo ).
: (]*rel=”)noopener(“[^>]*>)https://www.maual.com.br/programação(]*rel=”)noopener(“[^>]*>)
Mais informações: | (Instagram)
Fonte: leiagora