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uando somos crianças, o pátio da é um lugar de brincar, socializar e aprender. Na adolescência, ele também se torna um espaço para desenvolver a identidade e demonstrar as habilidades. Mas nem sempre todo mundo usufrui desse lugar da mesma forma. Você, leitor da , já reparou quem mais ocupa o pátio ou quadra durante o intervalo do seu colégio?
O estudo Girls Just Wanna Have Fun, realizado em escolas da Catalunha, apontou que, assim como os espaços públicos não são neutros em termos de gênero para adultos, isso se aplica aos adolescentes, inclusive no ambiente escolar. Isso quer dizer que meninas utilizam e navegam o espaço de uma forma diferente dos meninos e enfrentam barreiras para seu uso.
Para mostrar isso, os pesquisadores utilizaram mapas ilustrativos que registram a movimentação dos alunos durante o intervalo. E conclui que “enquanto meninos podem ser vistos ocupando a área central, que foi programada com equipamentos esportivos, as meninas se reúnem na periferia, onde estão localizadas a pista de caminhada e as escadas”.
Os padrões de movimento dos meninos estão em azul no mapa à esquerda e o das meninas estão em vermelho, no da direita.

Essa distribuição não é uma mera coincidência. O estudo aponta que o design do pátio escolar representa uma forte hierarquia de quem pode desfrutar da maior parte do espaço. Fica claro, segundo os dados, que as meninas podem, sim, se divertir e socializar, mas sem serem o centro das atenções.
Outro ponto que eles destacam é que as garotas participam menos de atividades ao ar livre não por simplesmente não terem interesse, mas porque sentem falta de espaço ao ar livre seguros, de qualidade e apropriados para elas. Na maioria das vezes, esses ambientes esportivos e abertos são usados principalmente por meninos e homens, e elas se sentem intimidadas ou correm o risco de assédio.
É direito de todos adolescentes ocuparem os espaços coletivos da mesma forma, sendo incentivados a socializar e se divertir.
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Fonte: capricho