Lançado em 1973 sob a direção de e estrelado por um inesquecível, é frequentemente citado como do gênero.
É um dos filmes de crime e suspense que você absolutamente , ao lado de obras icônicas como , de , , de , e , de .
Serpico tem um lugar reservado no topo
Serpico se consolidou como um thriller monumental. Vale lembrar que a história do filme acompanha a jornada de Frank Serpico, um policial honesto interpretado por Pacino, que decide denunciar a corrupção desenfreada na polícia de Nova York. À paisana, ele vaga pela cidade incógnito, mas a pressão e a hostilidade de seus colegas o colocam em uma verdadeira provação.

Paramount Pictures
O que se destaca em Serpico é a intensidade magnética de Al Pacino, que cativa a cada momento. A direção sutil de Lumet amplifica o retrato de um homem solitário engajado em uma luta nobre e desesperada – e ainda mais pungente por ser inspirada em uma história real. Este papel, tão distante do Michael Corleone que Pacino acabara de interpretar em , revelou toda a vulnerabilidade e força do ator.
O filme também oferece um olhar cru e realista sobre uma Nova York sombria, suja e implacável. Lumet transmite sutilmente a extrema solidão de Serpico, colocando constantemente os outros protagonistas em oposição a ele, nunca ao seu lado. Pacino, por sua vez, entrega uma atuação que mistura delicadeza e ferocidade e lhe rendeu !
Com o tempo, Serpico não perdeu seu impacto, e continua sendo uma obra fundamental para qualquer fã de suspense – e cinema – que se preze.
Serpico está na HBO Max.
Fonte: adorocinema