A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou a Operação “Santo Grão” nesta quinta-feira (18), para desarticular um grupo criminoso especializado em furto e desvio de cargas de soja, agindo em quatro estados. As investigações tiveram início em 2024 após a prisão de dois motoristas que transportavam R$ 150 mil em cargas furtadas.
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, com apoio de outras delegacias e das Polícias Civis de Goiás, Ceará e Pará, cumpriu sete mandados de busca e apreensão em nove endereços. Os alvos da operação incluem articuladores logísticos, empresários, motoristas e funcionários de fazendas.
Em Mato Grosso os mandados foram cumpridos em Confresa e Porto Alegre do Norte, os demais foram em Goiânia (GO), Bom Jesus de Goiás (GO), Alto Santo (CE), Ibiapina (CE) e Redenção (PA).
Investigações tiveram início após prisão de motoristas
As investigações começaram em março de 2024, quando dois motoristas foram presos em flagrante em Porto Alegre do Norte. Eles transportavam cerca de 90 mil quilos de soja que haviam sido furtados de uma fazenda, totalizando um valor superior a R$ 150 mil.
A prisão foi o ponto de partida para aprofundar a apuração, que revelou a existência de um esquema muito maior, com atuação em diferentes estados. A delegada Karen Amaral Makrakis, titular da Derf de Confresa, descreve a rede criminosa como um grupo interestadual e especializado.
“A partir desse fato, instauramos o inquérito policial, que revelou a existência de um grupo criminoso interestadual especializado no furto e desvio de cargas de grãos e insumos agrícolas, com atuação coordenada entre motoristas profissionais, funcionários infiltrados em propriedades rurais, como balanceiros e classificadores, empresários do ramo de transporte e articuladores logísticos”, explica a delegada.
Grupo infiltrava caminhões nas fazendas
O grupo, de acordo com a Polícia Civil de Mato Grosso, usava uma estratégia sofisticada para cometer os crimes. Eles infiltravam caminhões nas fazendas com a ajuda de funcionários internos, como balanceiros e classificadores, fazendo com que os veículos saíssem como se tivessem sido legalmente carregados.
Ainda conforme a Polícia Civil de Mato Grosso, parte das cargas era desviada por meio da alteração proposital do peso, gerando excedentes que eram escoados com notas fiscais falsas, muitas vezes emitidas de forma eletrônica e compartilhadas por aplicativos de mensagens, o que dificultava o rastreamento das cargas.
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Fonte: canalrural