O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou à emissora britânica BBC, em entrevista publicada nesta quinta-feira (18), que não tem “nenhuma relação” com seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, e avisou que o povo americano “pagará” pelos erros do governante republicano, se referindo ao tarifaço imposto pela Casa Branca em 9 de julho.
Segundo o petista, seu governo nunca tentou telefonar para Trump, pois ele demonstrou que “nunca quis conversar”. Em declarações nos últimos meses, o presidente dos Estados Unidos disse que Lula poderia ligar para ele “a qualquer momento”, mas o entrevistado insistiu que os membros da Casa Branca “não querem dialogar”, visto que nem comunicaram sobre as tarifas aplicadas ao Brasil.
À BBC, Lula disse que descobriu a medida, classificada por ele como “eminentemente política”, lendo jornais brasileiros. O presidente brasileiro afirmou ainda que Trump não agiu de “forma civilizada” ao tomar a decisão. “Ele [Trump] simplesmente as publicou em seu portal, nas redes sociais”.
Trump impôs em julho tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, por conta das acusações de golpe de Estado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“O povo americano pagará pelos erros que o presidente Trump está cometendo em sua relação com o Brasil”, disse Lula à emissora britânica.
Na entrevista, o petista citou bons relacionamentos que construiu com outros governos pelo mundo, com ex-presidentes americanos, primeiros-ministros do Reino Unido, da União Europeia (UE), da Ucrânia, citando ainda ditaduras aliados de seu governo, como a China e Venezuela.
Melhor relação com Putin do que com Trump
A BBC citou vínculos de Lula com o regime russo de Vladimir Putin, com quem Lula “não cortou relações”, segundo destacou a emissora.
Ao ser questionado sobre de quem era mais próximo, o petista disse Putin, justificando que seus laços se formaram quando ambos já eram presidentes “em épocas anteriores”.
O presidente brasileiro mencionou que, durante o primeiro mandato de Trump, o republicano construiu relações com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que era o líder brasileiro na ocasião.
“Não tenho relação com Trump porque quando Trump foi eleito pela primeira vez, eu não era presidente. A relação dele é com Bolsonaro, não com o Brasil”, acrescentou Lula, que voltou a declarar que o presidente dos Estados Unidos “não é o imperador do mundo”.
Fonte: gazetadopovo