MATO GROSSO

Mauro lamenta incêndios criminosos e destaca ações do governo para combater fogo na Serra Azul e Roncador

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O governador Mauro Mendes (União) afirmou que o governo tem mobilizado todos recursos disponíveis para combater os incêndios florestais que atingem diversas regiões do estado, em especial o Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, e a Serra do Roncador.

Ele destacou o trabalho do Corpo de Bombeiros e lamentou que, mesmo diante da gravidade da situação, ainda haja pessoas cometendo incêndios criminosos.
“Claro, nós temos o nosso Corpo de Bombeiros, que está trabalhando constantemente com as equipes de combate a incêndio. Agora, é lamentável que as pessoas ainda coloquem fogo, é lamentável que haja incêndios criminosos. Mas, independente disso, nós estamos cumprindo o nosso papel, que é combater”, declarou o governador.
Mauro reforçou que o governo continuará empenhado para minimizar os danos causados pelo fogo, mas pediu conscientização da população. “Enquanto houver pessoas colocando fogo de forma criminosa, nós teremos sempre um desafio maior a enfrentar”, afirmou.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, nas últimas 24 horas foram extintos quatro incêndios florestais e outros oito seguem controlados. Ao todo, as equipes atuam diretamente em 30 focos em diferentes regiões.
Em Barra do Garças, os esforços se concentram no combate às chamas no Parque Estadual da Serra Azul e na Serra do Roncador. O trabalho foi reforçado com a utilização de três aviões, que já somam 45 horas de voo e o lançamento de cerca de 375 mil litros de água sobre as áreas atingidas. Um helicóptero também auxilia no deslocamento das equipes para locais de difícil acesso.
Além do apoio aéreo, as operações contam com maquinário pesado, caminhões-pipa e a atuação integrada de bombeiros militares, brigadistas, Exército e voluntários. A mobilização também ocorre em cidades como Pontes e Lacerda, Dom Aquino, Juína, Tangará da Serra, Sinop, Colniza e Confresa.

O Corpo de Bombeiros informou que 101 focos de calor estão ativos em Mato Grosso, sendo 70 incêndios florestais e 31 queimadas irregulares. Nas terras indígenas, há registro de 19 ocorrências, mas o combate deve ser feito por órgãos federais, já que o Estado não tem autorização para atuar nesses territórios.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.