A abertura acontece na segunda-feira (15), às 8h, e contará com a presença de representantes Mehinaku, que realizarão uma apresentação no espaço cultural. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 20h.
Conhecidas como Yakuni, as máscaras representam seres espirituais e estabelecem a ponte entre o mundo humano e o mundo espiritual na cosmovisão Mehinaku. O processo de confecção envolve toda a comunidade e está diretamente ligado ao ritual.
“É importante a gente materializar o mundo espiritual no mundo físico, que vem para nós por meio dos sonhos dos pajés. Assim como é relevante que a sociedade passe a conhecer essa relação, esse contato e a reciprocidade que possuímos com a natureza”, ressalta Makaulaka Mehinako, coordenador do projeto e liderança indígena.
Mais do que objetos artísticos, as peças traduzem saberes ancestrais, práticas sagradas e a forma como o povo Mehinaku compreende o equilíbrio entre natureza, espiritualidade e vida coletiva. “Para nós é uma alegria muito grande poder mostrar esse mundo espiritual, esses espíritos que são da natureza, para o público que visitará a exposição”, conclui o líder indígena.
Exposição: Yakuni: Máscaras Sagradas e a Espiritualidade Mehinaku
Data: 15 a 25 de setembro
Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 20h
Local: Casa Cuiabana (Rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes – Cuiabá)
Fonte: leiagora