Cinema

‘Construção da Hollywood do Sul iniciada há 17 anos está em risco de ser transferida para a Europa’

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Durante anos, a Marvel havia transformado em costume que antes das suas últimas cenas pós-créditos de seus filmes se visse claramente o logotipo do Estado da Geórgia para assinalar o apoio recebido para realizar seus filmes. A companhia mais importante de Hollywood havia estabelecido Atlanta quase como um centro de operações, e pessoas tiveram trabalho e rendas estáveis por causa disso. Alguns chegaram a comprar casa que batizaram como “a casa que os Vingadores compraram”.

Agora tudo isso corre perigo. A Marvel está atualmente filmando seus próximos filmes dos e do em Londres, para onde já se dirigiu para filmar . Essa mudança altera completamente os planos de prosperidade da Geórgia, onde haviam ocorrido uma quantidade importante de filmagens de grandes estúdios e que buscava se estabelecer como “a Hollywood do Sul”.

Uma mudança de direção

No ano de 2008, no Estado foram aprovadas uma série de medidas que permitiam créditos fiscais às produções por um valor máximo de 30%, fazendo com que as filmagens recuperassem quase um terço do investido sem limites. Foi uma medida potente que fez explodir o número de produções na área, já que a Geórgia havia se tornado um dos lugares mais benéficos para filmar. A Marvel levou isso a um novo nível, estabelecendo ali um total de 22 filmagens de filmes e séries, construindo também instalações para permitir alojamento e trabalho contínuo para seus principais atores e cineastas, mas também para trabalhadores comuns.

2025 word3

georgia production partnership

Agora o centro da Marvel está praticamente vazio, e muitos trabalhadores ficaram sem empregos que lhes garantiam 200 mil dólares por ano, conforme relata o The Wall Street Journal em uma reportagem intitulada “Disney’s Marvel Abandons Georgia, Taking Livelihoods With It” (Marvel da Disney abandona a Geórgia, levando embora meios de subsistência). Em um período de dois anos, houve uma redução de 29% nas filmagens de mais de 40 milhões de dólares na Geórgia, aumentando 16% em áreas como o Reino Unido devido a novas medidas fiscais que proporcionam deduções de impostos similares, mas com o adicional de menor custo de mão de obra por não ter que pagar seguro médico aos trabalhadores.

O plano da “Hollywood do Sul” corre sério perigo ao perder quase 50% das filmagens nos últimos três anos, e a Europa está absorvendo muito desse trabalho. Além do Reino Unido, são muitas as filmagens de grandes produções que foram para zonas como a Hungria, onde os trabalhadores locais são mais baratos e as deduções se assemelham às de antes. Um tropeço duro tanto para a Hollywood original, que está precisando recuperar seu status após anos de perdas e o açoite dos incêndios, mas também para áreas que estavam dependendo dessa boa relação com a indústria.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.