A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) recebeu, nesta quinta-feira (11.09), a delegação da Associação Argentina de Produtores em Semeadura Direta (AAPRESID) Regional Río Tercero. A agenda teve como objetivo conhecer a estrutura produtiva do estado, com destaque para as indústrias de etanol de milho, além de aproximar atores-chave da agroindústria de Mato Grosso e da Argentina.
A agenda foi conduzida pelo setor de Internacionalização da Fiemt em conjunto com o Observatório de Mato Grosso e com o Bioind, Sindicato das Indústrias de Bioenergia do Estado de Mato Grosso.
A comitiva, acompanhada por representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), percorreu as cidades de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Cuiabá, conhecendo de perto experiências locais que unem inovação, sustentabilidade e competitividade.
A gerente do Observatório de Mato Grosso, Vanessa Gasch, destacou as potencialidades do estado como a indústria frigorífica, esmagamento de soja, entre outras. A profissional ainda destacou a produção líder de Mato Grosso em soja, rebanho bovino, milho, gergelim e algodão.
“Mato Grosso reúne potencialidades únicas que fortalecem sua indústria e sua produção agropecuária. Com presença internacional crescente e capacidade de atender diferentes mercados, o estado tem condições reais de se consolidar como o supermercado do mundo”, pontua Vanessa.
Dados de Mato Grosso
O crescimento da demanda agroindustrial tem se consolidado como motor da expansão da agropecuária em Mato Grosso. Esse avanço é impulsionado por investimentos contínuos em logística e pela política de incentivos fiscais, como o PRODEIC, vigente até 2033, que fortalece a competitividade da indústria local.
Com esse cenário, o estado vive um novo ciclo econômico, marcado pela industrialização de seus produtos e pela agregação de valor à sua produção. Atualmente, Mato Grosso exporta 280 produtos para 151 países, o que evidencia seu protagonismo no comércio global e reforça a oportunidade de se consolidar como o “supermercado do mundo”.
Associação Argentina de Produtores
Fundada em 1989, a AAPRESID é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Rosario (Santa Fé), dedicada a promover sistemas sustentáveis de produção agropecuária com base em ciência, inovação e gestão colaborativa. Difunde práticas como plantio direto, cobertura vegetal, rotação de culturas, manejo ecológico e uso de tecnologias de ponta.
A Regional Río Tercero, presente na visita, atua em Córdoba com foco em análises de campanhas, intercâmbio de informações e ensaios experimentais, fortalecendo o trabalho técnico e colaborativo.
Fonte: cenariomt