Ouvir música alegre ajuda a superar o enjoo no carro; revela novo estudo

A playlist correta pode ser um santo remédio e a Ciência acaba de comprovar isso. Para quem viaja de carro e sofre com náuseas, um estudo comprovou que a música alegre pode acabar com o enjoo.
Os resultados do estudo chamaram atenção: ouvir música alegre reduziu o enjoo em 57,3%, seguida de perto pela música suave, com 56,7%.
A descoberta foi feita por pesquisadores chineses. Eles descobriram que ouvir músicas alegres ajuda o corpo a se recuperar mais rápido do desconforto causado pelo movimento do automóvel. E mais: as canções leves e positivas foram ainda mais eficazes do que simplesmente descansar.
Música alegre foi a campeã
A pesquisa mostrou que a música pode ser uma alternativa simples, barata e sem efeitos colaterais aos remédios que normalmente são usados contra o enjoo — que muitas vezes causam sonolência e atrapalham a viagem.
Além das músicas alegres, as apaixonantes também tiveram efeito positivo, diminuindo os sintomas em 48,3%. Já as melodias tristes, surpreendentemente, foram até piores do que não fazer nada, com apenas 40% de melhora.
O grupo de controle, que apenas descansou sem música, relatou uma redução de 43,3% nos sintomas.
Leia mais notícia boa:
A pesquisa
A pesquisa foi publicada no periódico Frontiers in Human Neuroscience e contou com 40 voluntários. Eles participaram de testes em um simulador de direção, onde o enjoo foi induzido de forma controlada.
Os participantes foram divididos em seis grupos: alguns ouviram músicas alegres, outros músicas suaves, apaixonantes ou tristes. Também houve um grupo de controle que não ouviu música e outro em que a simulação foi interrompida antes do enjoo começar.
Para entender melhor o que acontecia no cérebro, parte dos voluntários usou toucas de eletroencefalograma (EEG). Isso ajudou a identificar sinais específicos do enjoo durante o experimento.
Como os enjoos acontecem
O enjoo de movimento acontece quando o cérebro recebe informações confusas. Enquanto os olhos veem o carro parado, o ouvido interno e o corpo percebem o movimento. Esse desencontro de sinais gera sintomas como:
Segundo os cientistas, a tensão antecipada também pode piorar a situação. Só de pensar que vai enjoar, o corpo já reage antes mesmo de o problema aparecer.
Solução simples
O coordenador do estudo, Dr. Qizong Yue, da Universidade do Sudoeste da China, destacou que a música pode ser uma “estratégia de intervenção não invasiva, de baixo custo e personalizada”.
Ou seja, em vez de depender de remédios que causam sonolência, muita gente pode encontrar alívio simplesmente montando uma playlist alegre antes da próxima viagem.
Fonte: sonoticiaboa