Hyundai apresenta “Concept Three”, o carro para rivalizar com o VW Golf
A Hyundai apresenta o Concept Three, a prévia de um novo hatchback elétrico que promete ser o Ioniq mais vendido na Europa. Saiba mais sobre o design, tecnologia e a estratégia para rivalizar com o Volkswagen Golf
No concorrido Salão do Automóvel de Munique, a Hyundai roubou a cena com a apresentação do Concept Three, um hatchback elétrico que antecipa o que será um de seus carros mais importantes no mercado europeu.
Hyundai apresenta “Concept Three”, o carro para rivalizar com o VW Golf
O modelo de produção, que provavelmente será chamado de Ioniq 3, tem a missão de competir diretamente com o icônico Volkswagen Golf, prometendo uma abordagem inovadora para o segmento.
O Hyundai Concept Three é uma prévia fiel de um carro de produção. Segundo Simon Loasby, chefe do Hyundai Design Centre, as proporções e o formato do conceito são a base do modelo final, que será fabricado na Europa a partir do próximo ano.
Com um comprimento de 4.288 mm, o carro tem um porte similar ao do Golf, mas com um design que a Hyundai chama de “hatch aerodinâmico”.

O visual se destaca por uma carroceria mais elegante, com uma traseira esculpida e um aerofólio projetado para otimizar o fluxo de ar, garantindo baixa resistência e maior eficiência. Essa estratégia de design reforça a identidade da linha Ioniq, que já se diferencia do mercado com modelos como o Ioniq 5 e Ioniq 6.
Loasby ressaltou a importância de “se destacar em um [segmento] extremamente competitivo com muitos carros bons” e que a nova linguagem de design, chamada de “Arte do Aço”, busca exatamente isso.

Tecnologia e design centrado no usuário
Embora o interior do conceito seja mais radical, ele também antecipa elementos do carro de produção. A Hyundai aplicou o lema “Espaço Mobiliado” para criar uma cabine que remete a uma sala de estar, com materiais tratados de forma mais natural.
A marca também introduziu uma nova interface multimídia com um número maior de botões físicos, priorizando a segurança e mantendo o foco do motorista na estrada.

“Temos que manter a segurança no topo da pirâmide,” disse Loasby. “Nunca investimos muito em telas sensíveis ao toque e mantivemos os botões.”
Ainda não há especificações técnicas confirmadas, mas especula-se que o Ioniq 3 de produção utilizará a mesma arquitetura elétrica E-GMP de 400 V do Kia EV3, com sistemas de transmissão e baterias semelhantes.
Com um design ousado e foco na praticidade, o Ioniq 3 tem o que é preciso para competir com o Volkswagen Golf? Deixe sua opinião nos comentários.
Leia aqui: Hyundai Tucsonterá novo visual ousado e mais tecnologia
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360