Vivemos em uma época prolífica para quem adora animes. Sabendo que o estilo de animação tem conquistado públicos cada vez maiores, a , por exemplo, tem se dedicado a garantir direitos de adaptação de diferentes propriedades a fim de produzir histórias inspiradas nessa roupagem. Além disso, plataformas como representam um verdadeiro oásis para essa audiência específica.
Além dos serviços de streaming, algumas dessas histórias acabam ganhando longas-metragens que, eventualmente, chegam às telonas brasileiras, como é o caso de . Mas para o público ávido do anime, nem tudo são flores.
A polêmica classificação indicativa de Demon Slayer: Castelo Infinito

Sony Pictures
Originalmente, a distribuidora Sony Pictures pretendia que o filme tivesse a classificação de 14 anos no Brasil. No entanto, uma avaliação do Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou que o filme recebesse a classificação para maiores – o que revoltou uma grande parcela dos fãs, que são menores de idade.
O estudo aponta, basicamente, que o filme tem altos níveis de “armas com violência”, “atos violentos”, “lesão corporal”, “presença de sangue”, “morte intencional” e “mutilação”. Para o órgão, os atenuantes da obra se referem à “apologia à violência atenuada por contraponto”, enquanto o “eixo temático de violência é agravado por frequência, relevância, por conteúdo inadequado com criança ou adolescente e, em grande parte, por composição de cena”.
Um pedido de reconsideração foi realizado e o resultado chega a alguns dias da estreia oficial do longa-metragem nos cinemas brasileiros.
Qual é a classificação indicativa final de Demon Slayer: Castelo Infinito?

Sony Pictures
Por determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública publicada em 08/09/2025, a classificação indicativa do filme Demon Slayer – Kimetsu No Yaiba Castelo Infinito foi mantida em 18+, ou seja, trata-se de uma experiência proibida para menores de 18 anos.
No entanto, uma parte do público entre 16 e 17 anos ainda tem uma alternativa para assistir legalmente ao filme nos cinemas. Adolescentes com essas idades podem ingressar na sessão acompanhados de um responsável ou desde que apresentem o Formulário de Autorização assinado pelos pais ou responsáveis.
Dragon Ball mostrou o funeral de Goku e ninguém percebeu?
Vale ressaltar que é preciso levar documentos que comprovem a relação entre o menor e o responsável de acordo com as regras de cada rede, assim como checar o formulário específico do cinema onde o filme será exibido, como Cinemark, Cinépolis, Cinesystem, entre outros.
Demon Slayer: Castelo Infinito chega às telonas em 11 de setembro.
Fonte: adorocinema