Notícias

Distribuição de Mounjaro em Cuiabá inicia em 4 de outubro com exigência de exercícios físicos

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá lança em 4 de outubro o programa “Cuiabá Mais” Leve que combina distribuição do medicamento Mounjaro na rede municipal de saúde e acompanhamento de atividades físicas. O projeto terá duração de sete meses e prevê entre 150 e 200 vagas na primeira etapa. As informações foram divulgadas pela vereadora Michely Alencar (União), autora da emenda parlamentar que banca parte do projeto.

O formato será dividido em duas fases: primeiro, o participante passará inicialmente por um mês de exercícios físicos específicos para pessoas com obesidade tipo 3, acompanhados por profissionais da Secretaria Municipal de Esporte. Somente após essa fase preparatória é que terá acesso ao Mounjaro, fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde com recursos de uma emenda parlamentar de Michely no valor de R$ 1,2 milhão. O medicamento será disponibilizado por seis meses, enquanto os exercícios continuam sendo obrigatórios, completando o ciclo de sete meses.
“Dia 4 de outubro iremos lançar o programa de qualidade de vida e combate à obesidade. Para receber as doses do Mounjaro, você tem que estar inserido no programa de atividade física. A gente entendeu que não dá pra oferecer a medicação se as pessoas não estiverem praticando exercício”, disse a vereadora nesta terça-feira (9), na Câmara de Cuiabá. De acordo com ela, ainda serão as inscrições para seleção.
Michely explicou que o programa terá quatro polos de atendimento espalhados por Cuiabá, para facilitar o deslocamento dos beneficiários. Cada grupo será acompanhado por profissionais de educação física da Prefeitura, que atuarão com circuitos direcionados ao público-alvo. “Não é qualquer tipo de exercício. É um circuito pensado especificamente para quem está no processo de emagrecimento a partir da obesidade”, acrescentou.
De acordo com ela, no próximo ano será destinado mais recursos para mais uma edição do programa.
O projeto surgiu em um momento em que o próprio prefeito Abilio Brunini (PL) adotou o uso de Mounjaro em seu processo de emagrecimento com acompanhamento médico. Segundo a vereadora, a ideia foi construída após diversas reuniões com médicos, profissionais de educação física e secretarias municipais. “É Cuiabá mais leve porque queremos transformar a vida das pessoas, não apenas entregar o medicamento”, resumiu Michely.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.