Turismo

Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi: Pesquisa e Conservação em Belém

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Parque Zoobotânico do Museu Emilio Goeldi é o mais antigo do gênero do Brasil. Inaugurada em 1895, a instituição na zona urbana de Belém, no Pará, é dedicada à pesquisa e preservação de acervos naturais e socioculturais da Amazônia.

O local abriga diversas coleções de antropologia, botânica, zoologia e outras áreas do conhecimento. O parque aberto para visitação tem 5,4 hectares de extensão e recebe de 250 a 400 mil visitantes por ano, além de apoiar os estudos de diversos pesquisadores.

Conheça mais sobre tudo o que há para ver por lá.

Museu Paraense Emílio Goeldi reúne acervo sobre formas de vida na Amazônia

O Museu Paraense Emílio Goeldi foi criado no fim do século 19, período em que muitos naturalistas estrangeiros vieram ao Brasil. Um deles, o franco-suíço Emílio Goeldi, desembarcou no país para desenvolver pesquisas sobre zoologia no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Eventualmente, Goeldi recebeu um convite do então governador do Estado do Pará para dirigir o antigo Museu Paraense, onde foi responsável pela criação do seu jardim zoológico e botânico.

No interior da instituição, o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi abriga uma mostra representativa da fauna e flora amazônicas, onde também desenvolve atividades educativas e funciona como laboratório para aulas práticas.

No total, são mais de 3 mil animais que habitam o parque em cativeiro e em liberdade. Boa parte da coleção viva do Goeldi é formada por animais vítimas do desmatamento e do tráfico ilegal, trazidos por órgãos ambientais.

Museu em Belém se destaca no apoio a pesquisas científicas

Além da parte educativa desenvolvida com os visitantes, o Museu Paraense Emílio Goeldi também tem grande foco no apoio a atividades científicas em seu Campus de Pesquisa.

A instituição é responsável pela preservação de mais de 40 coleções científicas formadas por mais de 4,5 milhões de itens tombados. Seu acervo etnográfico é considerado o mais antigo da região amazônica, composto por mais de 15 mil objetos de diversas populações tradicionais, incluindo ribeirinhos, indígenas e africanos.

No herbário do Museu Paraense estão disponíveis para estudo milhares de exemplares de angiospermas, gimnospermas, pteridófitas, briófitas, fungos e líquens coletados ao longo dos séculos por botânicos renomados. Já as coleções zoológicas contêm mais de 1,5 milhão de registros.

O acervo da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna, criada em 1894, reúne cerca de 350 mil volumes com aproximadamente 3 mil livros raros de inestimável valor histórico e científico.

Como visitar o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi?

O Museu Goeldi está aberto para visitação de quarta a domingo, das 9h às 15h. Os ingressos custam R$ 3. Ele fica na Avenida Magalhães Barata, 376, em São Braz. O parque está temporariamente fechado para obras, mas deve reabrir antes da COP 30, em novembro.

O ingresso também dá acesso ao aquário Jacques Huber, aberto no mesmo horário de funcionamento do Parque Zoobotânico.

Confira mais informações nas páginas oficiais.

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.