A partir deste ano, os produtores de morango do Distrito Federal tiveram a opção de plantar a cultivar de morangueiro BRS DC25 Fênix , desenvolvida pela Embrapa com tecnologia 100% nacional. Lançada em 2023 , uma cultivar, inicialmente restrita ao cultivo nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, obteve a extensão da recomendação de plantio para as condições climáticas das regiões produtoras de morango do Centro-Oeste, após pesquisas de validação e aprovação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Características
A cultivar BRS DC25 Fênix destaca-se por apresentar características interessantes para o produtor e para a comercialização: precocidade do início da produção dos frutos, o que permite intervalo menor entre plantio e início da colheita; a firmeza do fruto que garante maior resistência ao transporte e durabilidade pós-colheita. E para o consumidor cabe a tarefa de experimentar uma morango de sabor mais doce, resultando do equilíbrio entre açúcar e acidez, atendendo à preferência nacional. Os frutos apresentam peso médio de 23 gramas, cor vermelha intensa, com predominância do formato cônico, típico do morango.
Segundo o pesquisador Alexandre de Morais, da área de melhoramento genético da Embrapa Hortaliças, essas características da cultivar foram confirmadas durante o trabalho de validação para o Centro-Oeste. “Instalamos unidades de validação em área de produtor parceiro e acompanhamos o desenvolvimento e a colheita das safras de 2022, 2023 e 2024, na região de Brazlândia. O morango obteve bons rendimentos e adaptação das plantas ao ambiente do DF”, explica o pesquisador, que também participou do desenvolvimento da BRS DC25 Fênix. Uma cultivar é adequada aos sistemas de produção convencional e orgânico.
Cultivar é aprovado no campo
Gleyson Ademar de Lima é produtor de morango há 25 anos na região de Brazlândia e plantou 4 mil mudas da BRS DC25 Fênix. “Gostei muito, a cultivar é bastante produtiva, fácil de colher, e os frutos são grandes e firmes. Em agosto, no auge da safra, eu colhi mais de 500 caixas por semana”, conta.
O produtor destaca ainda o sabor, o aroma e o formato cônico do morango que facilitam a montagem das caixas. “O Fênix não é redondo como os outros. Gostei muito e vou ver se plano um pouco mais ano que vem”, diz o produtor que tem outras cultivares na sua chácara de 1 hectare. Boa parte da produção é vendida para Planaltina (DF). “O intermediário me disse que o pessoal está gostando muito, e tem elogiado o sabor. Pena que ainda é desconhecido”, completa.
Pesquisa e Extensão
A expectativa da Embrapa é que a cultivar BRS DC25 Fênix conquiste espaço também no Centro-Oeste. “Com boa acessibilidade entre os produtores das regiões de SP e Sul do Brasil, uma cultivar representou 10% das mudanças comercializadas para a safra 2025, mostrando a qualidade desse material lançado há dois anos”, informa Ítalo Ludke, chefe de transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças. Outro ponto que deve favorecer a inserção da cultivar é a produção de mudas por um viveirista do DF, já credenciado da Embrapa, para a próxima safra.
Além da recomendação da Fênix, a Embrapa Hortaliças desenvolve pesquisas para a cultura do morangueiro, como protocolos de manejo de pragas, nutrição, supervisão e cultivo hidropônico para as condições regionais.
No dia 29 último, a Emater e a Embrapa promoveram o Encontro Técnico dos Produtores de Morango com a participação de 60 produtores. Foram discutidas medidas para melhorar a produção de morango no DF, entre elas produção de mudas, manejo, supervisão e adubação. A expectativa é fortalecer a interação entre as duas instituições públicas e produtoras.
Desenvolvimento da cultura
A cultivar BRS DC25 Fênix foi desenvolvida pelo programa de melhoramento genético da Embrapa Clima Temperado com a participação da Embrapa Hortaliças (DF), Embrapa Meio Ambiente (SP) e Embrapa Uva e Vinho (RS).
2024 | 2023 |
Área cultivada : 177,03 hectares
Produção : 6.615,03 toneladas Produtores : 358 Valor Bruto de Produção : R$ 211.895.178,82 |
Área cultivada : 185,52 hectares
Produção : 6.589 toneladas Produtores : 386 Valor Bruto de Produção : R$ 157.230.907,50 |
Fonte: cenariomt