Cinema

Há 60 anos, autor visionário previu internet e IA: Novo filme celebra suas palavras

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Parece que foi ontem que , o terceiro filme de uma saga de survival horror com uma atmosfera intensa, estreou nos cinemas — o primeiro em quase duas décadas. Mas não precisaremos esperar nem 365 dias pelo quarto. A Sony agendou o lançamento de para o próximo dia 15 de janeiro no Brasil e apresentou um trailer que confirma o personagem de como protagonista.

O primeiro trailer do filme começa com uma famosa declaração do romancista de ficção científica () feita durante um programa da BBC em 1964, que começava assim:

“Tentar prever o futuro é uma tarefa assustadora e perigosa. Se, por algum milagre, um profeta pudesse descrever o futuro exatamente como ele vai acontecer, suas previsões soariam tão malucas que todos ririam dele. (…) A única coisa da qual podemos ter certeza sobre o futuro é que ele será absolutamente fantástico. Portanto, se o que estou dizendo agora parece muito razoável para você, terei falhado completamente. Somente se o que estou dizendo lhe parecer absolutamente inacreditável teremos alguma chance de visualizá-lo corretamente.”

Após essa introdução, houve vários minutos de reflexão sobre como seria o presente, prevendo algumas invenções de uso cotidiano hoje, como o próprio meio de transmissão que usarei para compartilhar este tópico com você: a internet.

Clarke descreveu um mundo em que as pessoas estariam “em contato instantâneo umas com as outras, onde quer que estejam”, “mesmo que não saibamos a localização física de nossos amigos”. “Possivelmente, em 50 anos, será possível para um homem administrar seus negócios do Taiti ou de Bali, assim como de Londres”, acrescentou.

O escritor continuou sua previsão, propondo uma nova geração de máquinas capazes de pensar e, portanto, superar seus criadores em inteligência. Hoje, com o surgimento da IA, fica claro que isso já aconteceu. A previsão “maluca”, que hoje parece obviamente muito precisa, se concretizou, embora também deva ser notado que muitas de suas outras reflexões compartilhadas na BBC ainda são apenas isso: ficção científica. A questão é: o que todas essas palavras têm a ver com o trailer de Extermínio: O Templo dos Ossos, um filme de terror de sobrevivência pós-apocalíptico?

O autor previu a internet e a inteligência artificial

Bem, a verdade é que o trailer usa apenas a primeira fala e a sua inventividade faz o resto. O filme o utiliza para nos situar em um futuro um tanto cruel e sombrio, onde a barbárie se instalou e, como já sabemos pela franquia, milhões de humanos estão infectados com um vírus da raiva que os torna incivilizados e os deixou sem palavras.

Extermínio 3: A Evolução certamente se saiu bem, tanto na crítica quanto nas bilheterias, arrecadando 150 milhões de dólares após um investimento de 60 milhões. Dirigido por , com no roteiro e na direção, o filme está disponível para compra e aluguel em plataformas como Prime Video e YouTube.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.