Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Miguel Daoud fala sobre cotados para assumir o Ministério da Agricultura

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Escalados para o grupo de trabalho da agricultura da equipe de transição do governo, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) e o deputado federal Neri Geller (-MT) se reuniram na quinta-feira (17) com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes. Esse encontro foi visto com bons olhos por Miguel Daoud, comentarista do Canal Rural.

+ Bolsonaro nomeia Gilson Machado para presidir a Embratur

Para o analista, a reunião dos três políticos “é importante”, além de ser um bom sinal para o jogo democrático do país — Montes é aliado de Jair Bolsonaro (PL), enquanto Fávaro e Geller apoiaram a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. “A é como se fosse um carro em movimento, você tem que passar a linha de chegada, do fim de um governo e início de outro, dentro do carro”, afirmou Daoud ao participar da edição deste sexta-feira (18) do telejornal ‘Mercado & Companhia’.

Segundo Daoud, a reunião pode indicar, sim, que Fávaro ou Geller seja nomeado para assumir o Mapa no início do próximo governo Lula. Para ambos, contudo, há pontos a serem levados em consideração. Contra Fávaro pesa, segundo o comentarista do Canal Rural, o fato de a sua primeira suplente, Margareth Gettert Buzetti (PP-MT), não ser da base de apoio ao petista. “Pode enfraquecer o Lula no Senado”, pontuou Daoud.

Em relação a Geller, que já foi ministro da Agricultura durante a reta final do primeiro mandato de Dilma Rousseff, Daoud sinalizou que ele conta com críticos dentro do próprio . “Vem sendo alvo de críticas de parte do setor da agropecuária”, disse. Nesse sentido, ele lamentou o fato de o parlamentar ter sido ofendido durante um voo realizado nesta semana.

Manutenção do atual ministro da Agricultura?

desenvolvimento agrário - esplanada dos ministérios - brasília

Foto: Governo Federal/divulgação

Alertando para o fato de “ainda ser muito cedo” para cravar quem será responsável pelo Mapa a partir de janeiro, Miguel Daoud lembrou que a senadora Kátia Abreu (PP-TO), que também foi ministra de Dilma, é outra congressista nomeada para o grupo da equipe de transição. Além disso, o comentarista do Canal Rural levantou a hipótese de a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) ser responsável direta pela indicação do próximo titular da pasta. Dessa forma, acredita, nem a possibilidade de o atual ministro, Marcos Montes, seguir na cadeira pode ser descartada. “É produtor, foi parlamentar e, certamente, representa parte importante do setor.”

Volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário?

Enquanto o nome para o Ministério da Agricultura ainda é incerto, Miguel Daoud acredita que um nome desponta como favorito para assumir o cargo de ministro do Desenvolvimento Agrário — pasta que, segundo ele, deve ser recriada assim que Lula voltar à Presidência da República. E, conforme acredita, o cargo será ocupado por um petista: Miguel Rossetto.

_______

Saiba em primeira mão informações agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

ministério da agricultura - mapa - divulgacao

Foto: Mapa/divulgação

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.