As tarifas cobradas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a guarda de estoques de terceiros em sua rede própria terão novos valores a partir de 1º de setembro de 2025. O comunicado foi publicado na edição regular do Diário Oficial da União (DOU) no dia 27 de agosto, e busca recompor custos operacionais, em conformidade com as práticas de mercado.
O último reajuste realizado pela Conab ocorreu em julho de 2023. A Companhia efetuou levantamento considerando os principais índices inflacionários acumulados no período, além de pesquisa de mercado. A análise identificou defasagem média de 10,62% entre julho de 2023 e janeiro de 2025, o que fundamentou a atualização da tabela de valores.
O reajuste foi aplicado em duas parcelas iguais, com a primeira vigente a partir de agosto de 2025 e a segunda a partir de setembro do mesmo ano. A comunicação aos clientes foi conduzida pelas superintendências regionais e unidades armazenadoras, assegurando transparência e preservando o bom relacionamento com os tomadores dos serviços de armazenagem.
Em junho deste ano, a Conab já havia anunciado o reajuste na tabela de tarifas dos armazéns credenciados, visando estimular a ampliação da capacidade destinada ao armazenamento de estoques públicos. Agora, a atualização dos valores na rede própria assegura maior alinhamento e equilíbrio entre os diferentes serviços de estocagem disponibilizados pela estatal. A nova tabela encontra-se disponível no site da Companhia.
Armazenagem para terceiros – A Conab presta serviços de armazenagem para terceiros, disponibilizando suas estruturas para estocar mercadorias e ou produtos agrícolas, por meio da celebração de Contrato de Depósito. A Companhia, por meio de sua rede armazenadora, presta serviços de pesagem, limpeza, secagem e armazenamento de produtos agrícolas. Os recursos obtidos com esses serviços compõem parte das receitas da estatal e contribuem para a manutenção e funcionamento da empresa pública.
Fonte: cenariomt