Entre 29 de agosto e 7 de setembro, um mutirão do programa Agora Tem Especialistas estará na Aldeia do Itacoai, no Vale do Javari, Amazonas, atendendo cerca de 1.317 indígenas isolados do povo Kanamari.
O mutirão inclui consultas em oftalmologia, pediatria, ginecologia e infectologia, além de exames laboratoriais e ultrassonografia. Na segunda fase, estão previstas cirurgias oftalmológicas e atendimentos focados na saúde da mulher.
Esta é a terceira edição do mutirão indígena especializado promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), com o objetivo de reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.
Ao todo, cinco mutirões estão programados entre agosto e novembro, abrangendo territórios indígenas de difícil acesso nos estados do Amazonas, Acre e Mato Grosso. Em agosto, a iniciativa registrou 15,2 mil atendimentos na região do Alto e Médio Solimões. Os próximos distritos a receberem os mutirões são Xavante (MT) e Alto Rio Juruá (AC).
Fonte: cenariomt