Notícias

Mato Grosso vence em três categorias do Prêmio Sebrae Música da Amazônia

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Mato Grosso fatura três categorias no Prêmio Sebrae Música da Amazônia

Os cantores Estela Ceregatti e Matheuzinho Sucessinho e o grupo Macaco Bomg garantiram troféus no evento que busca valorizar a diversidade cultural e novos lançamentos da região

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
28/08/2025 às 10:45

Mato Grosso se destacou na cerimônia de premiação do Prêmio Sebrae Música da Amazônia, realizada nesta semana, com a conquista de três categorias de destaque. A cantora Estela Ceregatti levou o troféu de Melhor Lançamento MPB, enquanto Matheuzinho Sucessinho venceu na categoria Melhor Lançamento de Brega. Já o grupo Macaco Bomg brilhou ao conquistar o prêmio de Melhor Lançamento Instrumental, confirmando a força e a diversidade da produção musical mato-grossense.

Consolidado na cena musical do estado, Matheuzinho Sucessinho classificou a conquista como um reconhecimento importante para os músicos da região e ressaltou o papel do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) no fortalecimento da cultura local, oferecendo visibilidade e estímulo para que artistas sigam firmes na carreira artística.

“O meu estilo mistura ritmos da nossa terra, como o lambadão e o rasqueado, com outros gêneros que fazem parte do dia a dia. O brega traduz diversas situações da vida das pessoas, do amor às dificuldades e é o som que embala momentos em família e entre amigos. Ganhar esse prêmio mostra que a nossa música tem valor e pode chegar ainda mais longe”, afirma.

O idealizador do projeto, Arthur Espíndola, ressaltou a relevância da premiação no cenário cultural. “A cena musical amazônica é muito rica e diversa. Quando a gente fala de Amazônia, estamos falando de muitas Amazônias. Culturalmente, é uma região vasta, e o prêmio é uma forma de dar holofote para os lançamentos desses artistas que, muitas vezes, não encontram espaço em premiações nacionais”, explica.

Para a gerente de Competitividade do Sebrae Mato Grosso, Denise Pimpim, a economia criativa é um motor fundamental para o desenvolvimento do estado pelo potencial de geração de empregos e renda e valorização da identidade cultural. “O Sebrae/MT atua de forma estratégica, oferecendo capacitação, orientação e visibilidade para artistas, produtores e empreendedores, fomentando o setor e criando oportunidades para que a criatividade se transforme em negócio e impacto social positivo”, comenta.

Prêmio Sebrae Música da Amazônia

Além das categorias já reveladas, o prêmio contempla uma ampla variedade de gêneros musicais que expressam a identidade amazônica. Foram reconhecidas produções em Sonoridades Amazônicas (reggae, lambada, merengue, zouk), Música de Cultura Popular (carimbó, boi-bumbá, marabaixo, siriá), Pop, Música Urbana (hip hop, trap, rap, tecnobrega), Música Erudita (solista, regente, grupo), Rock, Samba/Pagode e Sertanejo/Forró.

Também foram entregues prêmios em categorias gerais, que abrangem desde o reconhecimento individual até a produção técnica e audiovisual. Entre elas estão: Artista do Ano, Artista Revelação (voto popular), Produção Musical, Melhor Clipe, Documentário, Álbum Visual ou Show em Plataforma Audiovisual, além de Melhor Projeto de Música Infantil.

Para Espíndola, a premiação tem um papel estratégico na valorização e no fortalecimento da música produzida na região. “O prêmio é também uma forma de nos emanciparmos, de criarmos nosso próprio espaço. Se não nos indicam, então nós mesmos vamos criar um prêmio com o nosso olhar, com a nossa curadoria. É um gesto de afirmação e valorização do que produzimos por aqui”, finalizou.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.