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China lidera revolução elétrica com 16,7 milhões de pontos de carregamento: o que isso significa para o mercado de veículos elétricos?

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China lidera a revolução elétrica com 16,7 milhões de pontos de carregamento

A China atinge a marca de 16,7 milhões de pontos de carregamento para VEs. Descubra como o país se tornou líder em infraestrutura e quais empresas dominam o mercado de recarga.

A China reafirmou sua posição de destaque na transição global para a mobilidade elétrica. O país asiático alcançou a marca de 16,7 milhões de pontos de carregamento para veículos elétricos (VEs) até o final de julho de 2025, um aumento de 53% em relação ao ano anterior.

Esse crescimento exponencial coloca a China em uma posição de liderança, com uma proporção de duas estações de recarga para cada cinco veículos.

Os números, divulgados pela Administração Nacional de Energia (NEA), mostram que a infraestrutura de carregamento cresceu dez vezes desde 2020. Somente nos primeiros sete meses de 2025, foram adicionadas quase 3,9 milhões de unidades, o que representa um aumento de 93,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Esse avanço acompanha de perto o crescimento das vendas de carros elétricos, que chegaram a 6,9 milhões de unidades no mercado interno.

O rápido aumento na adoção de VEs impulsionou significativamente o consumo de eletricidade. Em julho de 2025, o consumo nacional para carregamento atingiu aproximadamente 7,71 bilhões de kWh, um aumento de 53,9% em relação ao ano anterior.

Essa eletricidade foi consumida principalmente por ônibus e veículos de passageiros, com veículos de logística, saneamento e táxis representando uma parcela menor.

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China lidera a revolução elétrica com 16,7 milhões de pontos de carregamento – Foto: Nio

Grandes empresas lideram mercado

O mercado de operação de carregamento é dominado por grandes empresas. Em julho, as 15 maiores operadoras administravam 84,1% das estações de carregamento público. A TELD lidera o ranking com 807 mil unidades, seguida pela Star Charge (703 mil) e Yunkuai Charge (656 mil).

Além das operadoras especializadas, as próprias fabricantes de veículos elétricos também estão construindo suas redes. Empresas como a Nio, Li Auto e Tesla estão à frente na corrida para criar suas próprias infraestruturas, garantindo uma experiência de carregamento integrada para seus clientes.

A China continua a seguir o princípio de manter a infraestrutura de carregamento “moderadamente à frente da demanda”, garantindo que a rede acompanhe o crescimento projetado para os próximos anos.


Com o avanço da infraestrutura, a China se consolida como líder em mobilidade elétrica. Você acha que outros países conseguirão acompanhar esse ritmo? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia aqui: Carros chineses invadem o Brasil: confira a lista com 15 marcas que chegam até o fim de 2025


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Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

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