Notícias

Expo Estudantil: Estudantes de 701 escolas públicas de Mato Grosso marcaram presença no evento

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Estudantes de 701 escolas da rede pública de Mato Grosso participaram da Expo Estudantil

Foram dois dias de evento, na Arena Pantanal, com uma programação voltada para os adolescentes e jovens

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
27/08/2025 às 16:43

Cerca de 20 mil estudantes de 701 escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso participaram, em Cuiabá, na Arena Pantanal, da “2ª edição da Expo Estudantil”. O evento, voltado para adolescentes e jovens do 8º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, teve o propósito incentivar a realização dos sonhos e a valorização das oportunidades que a vida oferece, sempre pautado em responsabilidade, resiliência e determinação.

Promovido pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), a Expo Estudantil contou com ampla programação de estandes interativos, dinâmicas e palestras. Entre os convidados estavam Bia Martins, empreendedora social que integra a lista Forbes Under 30, e Douglas Viegas, atleta que já jogou basquetebol no Brasil e nos Estados Unidos.

“É um evento importante, no qual propomos que os jovens se tornem empreendedores, cresçam e se desenvolvam. O Sebrae/MT busca a continuidade dos investimentos, do empreendedorismo e criatividade. Contem com nossa instituição para apoiar o desenvolvimento”, enfatizou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Jonas Alves de Souza.

2025 word3
Autoridades durante a abertura da “2ª edição da Expo Estudantil”, em Cuiabá

O diretor de Finanças e Administração do Sebrae/MT, Roberto Dahmer, destacou que a realização da segunda edição da Expo Estudantil demonstra o quanto a instituição acredita na juventude. “O Sebrae Mato Grosso completa este ano 50 anos e sempre traz atividades para que o jovem seja protagonista do próprio futuro. Quem decide o que vai ser é ele mesmo. Para isso, nós apresentamos temas importantes, como inovação, planejamento e a importância de se trabalhar com comportamentos empreendedores”, enfatiza.

Ainda segundo o diretor, neste ano o Sebrae/MT lançou o programa “Escola Inovadora”, que tem como foco proporcionar conhecimento ao jovem estudante. A proposta é transformar escolas públicas e privadas em polos de educação empreendedora, com ênfase em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento do território.

“Eventos como esse trazem muita consistência para a educação. Mostra que a gente não faz educação sozinho. A gente precisa de todos os atores, alunos, estudantes, educadores. Temos no Sebrae Nacional, há 12 anos, o programa de Educação Empreendedora. E o que a gente quer trazer para esses estudantes e para os educadores é a certeza de uma colaboração do desenvolvimento das competências empreendedoras. Queremos oportunizar que esses estudantes sejam protagonistas dos seus projetos de equipe, para que eles tenham consistência na construção de um futuro onde eles possam escolher a sua jornada profissional e que ela seja frutífera”, destacou Ana Rodrigues, gerente da Educação Empreendedora do Sebrae Nacional.

O secretário estadual de Educação, Alan Porto, valorizou a parceria com ao Sebrae/MT para a realização da Expo Estudantil. “Nos unimos como o objetivo de levar essa visão de futuro. E o futuro passa pela educação. Sempre falamos para nossos jovens que eles podem ser o que eles quiserem, mas esse caminho tem um processo, e a educação proporciona essa mudança de vida e essa transformação. O nosso foco aqui é dar voz ao estudante, ele é o nosso protagonista”, ressaltou.

Convidados

A palestrante e empreendedora Bia Martins, de 25 anos, falou sobre os desafios diários da vida e destacou que os resultados dependem das ações de cada um. Reconhecida como fenômeno no digital e integrante da lista de personalidade da Forbes Under 30, Bia contou que foi no auge da sua carreira que travou uma luta pessoal com a depressão.

2025 word3
A palestrante, Bia Martins, durante encontro com os estudantes

“Somos uma geração potente. Não podemos nos enxergar como coitadinhos. Passei por um período depressivo e quis trazer essa história, não para me colocar como uma vítima, mas para mostrar que, mesmo diante dos desafios, a gente precisa entender nosso propósito maior. Não adianta pensar em mudar o mundo inteiro, é preciso focar no que queremos, sonhar e ir além para conquistar”, assegurou.

O segundo palestrante foi Douglas Viegas, atleta que já jogou basquete no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente, é comunicador e conhecido como o “Poderosíssimo Ninja”.

“O propósito da nossa palestra é muito claro: falar para quem deseja viver uma vida extraordinária. Os jovens de hoje, se tiverem sagacidade, alcançam seus sonhos. O esporte nos educa para todas as áreas, mas tem também uma decisão importante, que é ter fé em Deus para conduzir a vida de uma maneira linda. Foi um encontro em que tive a oportunidade não apenas de falar como se faz, mas de mostrar como fazer”, ressaltou

2025 word3
Douglas Viegas, atleta que já jogou basquete no Brasil e nos Estados Unidos, falou sobre propósito

Além das palestras, os estudantes tiveram a oportunidade de conferir a apresentação musical do Projeto Genêsis e performance interativa da Agência Q9.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.