A Orquestra Indígena, da Fundação Ueze Zahran, iniciou sua primeira turnê internacional em Portugal. O grupo estreou no Jardim Municipal do Funchal, na Ilha da Madeira. O concerto une ritmos ancestrais brasileiros e tradição musical portuguesa, com 17 jovens músicos indígenas tocando ao lado de artistas portugueses. Confira trechos dos espetáculos realizados neste fim de semana:
No domingo (24), a orquestra se apresentou no Fórum Machico, com o espetáculo “Sinfonia entre Dois Mundos: Portugal-Brasil”, também chamado de “Arapy Aguassu”.
As apresentações celebram os 200 anos do reconhecimento da Independência do Brasil por Portugal e o tratado de paz e amizade entre os dois países.
Fundada em 2016, a Orquestra Indígena oferece ensino gratuito de instrumentos clássicos a crianças e adolescentes indígenas e busca resgatar músicas do pantanal sul-mato-grossense e das tradições indígenas.
Após a apresentação em Portugal, o grupo segue para Lisboa no dia 29 de agosto, onde se apresentará na Casa da América Latina. Em seguida, viaja para Barcelona, na Espanha, com concertos programados entre os dias 2 e 7 de setembro.
Fonte: primeirapagina