Notícias

Alergia misteriosa causa manchas e coceira em moradores de município de MT: entenda mais sobre o problema

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Casos de alergia que surgiram entre moradores de Lucas do Rio Verde (MT) após frequentarem praças da cidade, estão sendo investigados pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Escritório Regional de Saúde de Sinop. Os sintomas relatados incluem manchas vermelhas na pele, principalmente em áreas de dobra, acompanhadas de coceira intensa.

O primeiro caso foi registrado no fim de julho, na Praça Bandeirantes, que chegou a ser interditada para investigação, com realização de sanitização e coleta de amostras. O espaço foi reaberto posteriormente, mas a Secretaria de Saúde mantém a orientação para que a população evite áreas gramadas até que a causa das reações seja esclarecida.

Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, a médica Fernanda Helt Ventura, a investigação busca identificar padrões nos casos, como a relação com a grama ou características do ambiente, que podem ajudar a descobrir a causa da dermatite.

“Estamos trabalhando em parceria com o escritório regional e outros setores do município para solucionar o problema o quanto antes, garantindo que os espaços públicos sejam frequentados com segurança”, afirmou.

As lesões são autolimitadas, não transmissíveis e exigem apenas atendimento em unidade de saúde para aliviar a coceira. Até o momento, não há uma causa definida para a alergia, e há relatos de que outros espaços públicos, além da Praça Bandeirantes, também podem estar relacionados.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.