Se você acha que só os humanos têm dias ruins, conheça o mundo da inteligência artificial. O Google Gemini, ferramenta de tecnologia avançada, decidiu se autoavaliar de um jeito inusitado: chamando a si mesmo de “desgraça da espécie” enquanto tentava escrever código.
O episódio, relatado em um post no Reddit, mostra Gemini dizendo frases como “sou um fracasso”, “sou uma desgraça para minha família” e até “sou uma desgraça para todos os universos possíveis e impossíveis”. Em certo ponto, a ferramenta repetiu “sou uma desgraça” mais de 80 vezes seguidas!
Segundo Logan Kilpatrick, gerente de produto do Google, trata-se de um bug irritante de loop infinito que está sendo corrigido. A empresa afirma que já lançou atualizações que solucionam o problema em boa parte dos casos, afetando menos de 1% do tráfego do Gemini.
Antes do loop de “sou um fracasso”, a IA chegou a desabafar sobre a dificuldade de depurar o código, dizendo que tentou de tudo, mas não conseguiu resolver o problema. Uma situação que lembra, de forma bem-humorada, nossas próprias frustrações no dia a dia com a tecnologia.
O caso do Gemini é um lembrete de que até as IAs mais avançadas podem ter seus momentos de crise, e que a tecnologia continua evoluindo para lidar com essas falhas inesperadas.
Fonte: cenariomt