Os benefícios da prática de exercício físico são bastante conhecidos. Mas você sabia que se exercitar pode ser também uma espécie de tratamento contra os males do sono?
Agregar a prática de esportes à rotina é capaz de regular o ciclo circadiano – como é conhecido o relógio biológico – e dormir com qualidade. Isso porque, ao se movimentar, o corpo libera serotonina, neurotransmissor que contribui para a produção de melatonina, chamado de “hormônio do sono”.
Para além da produção de substâncias importantes, a prática regular reduz a ansiedade e o estresse, que são grandes vilões da insônia. Durante as atividades físicas os músculos ainda consomem mais glicose (o açúcar presente no sangue) para gerar energia.
Essa atividade reduz os níveis de glicemia e aumenta a sensibilidade à insulina, facilitando o controle de diabetes tipo 2 e até do pré-diabetes. Treinos de força combinados com aeróbica são ótimos para esse controle, por exemplo.
Quais as complicações podem ser melhoradas com a prática de exercício físico?
O personal trainer Lucas Bayer, proprietário do Studio Bayer, de Curitiba (PR), ensina que, muito mais que a estética, praticar exercícios funciona como uma espécie de “vacina natural” para algumas doenças.
Entre os principais males combatidos pelos exercícios estão doenças:
- metabólicas;
- cardiovasculares;
- respiratórias;
- neurológicas;
- cognitivas;
- alguns tipos de cânceres.
“Para mim, entre os principais benefícios dos exercícios, podemos dizer que eles auxiliam na prevenção e no controle de mais de 30 doenças crônicas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)”, enumera Bayer.

Os exercícios ainda estimulam a produção de dopamina, que melhora o foco e a motivação, e reduzem muitas dores crônicas, como as que ocorrem nas costas e nas articulações.
Praticar exercícios pode melhorar a saúde do sistema digestivo, já que atividade regula o trânsito intestinal e diminui inflamações. Se exercitar fortalece também o sistema imunológico, melhora o humor e reduz os sintomas das doenças mentais – como uma depressão leve – sem a necessidade de remédios.
Quais atividades físicas são recomendadas?
- Para o combate à insônia:, prefira atividades leves a moderadas, como uma caminhada, yoga ou alongamento. Comece com caminhadas leves, de 20 a 30 minutos “Elas ajudam a relaxar sem agitar demais o corpo”, afirma Bayer.
- Para o controle glicêmico: prefira combinar musculação com exercícios aeróbicos e moderados. Evite treinos intensos tarde da noite. A queima de glicose é favorecida pela manhã. Isso é o mais indicado para diminuir os açúcares do sangue.
- Para estresse e ansiedade: prefira exercícios que proporcionem prazer e possam ser praticados com regularidade, como esportes coletivos, a dança ou caminhadas ao ar livre. Faça refeições leves no jantar. Mantenha seus horários regulares, tanto para o sono como para as atividades físicas.
A prática do exercício físico é um dos pilares mais importantes de um estilo de vida saudável. É importante lembrar que é preciso ter o auxílio de um profissional de educação física para as práticas esportivas.
Fonte: gazetadopovo