e atraíram um enorme público aos cinemas – e , que estreia no final de 2025, também deve ser um . Mas se conseguir o que quer, a franquia pode se tornar . Ele planeja lançar outros projetos focados na vida dos Na’vi no futuro, além das já planejadas sequências cinematográficas e .
O diretor disse à Empire que já havia conversado com executivos da Disney sobre a expansão de sua franquia de sucesso: “Eu disse: ‘Escutem, quero fazer uma série de antologia animada que se passe essencialmente neste mundo, mas que conte histórias que vocês não esperariam encontrar aqui’. Talvez até um surja disso – seja para streaming ou cinemas.”
Extensões de Avatar baseadas em Matrix

Walt Disney Studios
Para a ideia, o cineasta se inspirou em um dos maiores filmes de ficção científica de todos os tempos: . O universo fantástico também foi expandido por meio de uma antologia de animação. Lançado em 2003, preencheu lacunas narrativas e contou histórias inusitadas do mundo distópico. Uma abordagem semelhante também poderia funcionar no universo de Avatar, disse Cameron, dando ao mundo “mais profundidade e detalhes”.
Com os filmes de animação, Cameron pretende “fornecer histórias de fundo para os personagens e subtramas que se desenrolaram fora das câmeras nos filmes”: “Quem desembarcou em Pandora primeiro? A primeira expedição. Você podia ir a qualquer lugar que quisesse…”, disse o diretor. “Ainda não fizemos muito com isso. Ainda estamos reunindo nossas histórias, e preciso encontrar os cineastas e animadores que queiram fazer isso.”
Resta saber se a animação será uma série ou um filme. Até lá, Avatar: Fogo e Cinzas chega nos cinemas brasileiros em 18 de dezembro de 2025.
Fonte: adorocinema