Sophia @princesinhamt
Notícias

Empaer promove Dia de Campo em Castanheira para apresentar resultados

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word1

A Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), em parceria com o Programa REM, promovem, na próxima sexta-feira (25.11), o “Dia de Campo – Disseminando práticas sustentáveis”, para mostrar o resultado de um ano de assistência técnica junto a uma das oito propriedades selecionadas, que se tornaram Unidade de Referência Tecnológica (URT).

O evento será realizado na Estância Nossa Senhora Aparecida, no município de Castanheira (a 779 km de Cuiabá), do produtor de gado de corte, Ivo Alberi Marcon. A partir das 8 horas, os participantes terão a oportunidade de conhecer as adequações ambientais e melhorias produtivas implementadas pela Empaer na propriedade.

Serão quatro estações – Piqueteamento e pastoreio rotativo; Suplementação mineral e Creep Feeding; Recuperação de APP e uso de energia solar; e Integração lavoura e pecuária. Quatro tendas serão montadas para inscrição, café da manhã e almoço, além de espaço institucional do Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC).

A propriedade foi selecionada pelo projeto como a URT de Castanheira, região Noroeste do Estado. A proposta é a de que nos próximos anos a estância seja um modelo de produção sustentável para os demais pecuaristas do entorno. 

Serviço

Evento: Dia de Campo – Disseminando práticas sustentáveis
Dia e horário: 25 de novembro (sexta-feira) às 8 horas da manhã 

Local: Estância Nossa Senhora Aparecida – 4º Assentamento – Comunidade São Lourenço, Castanheiras (MT)

2024 word1

Foto: Empaer

Fonte: GOV MT

2024 word1

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realizará coletas de sangue neste sábado (19.11), das 7h30 às 12h. O objetivo da ação é repor o estoque de sangue, que está crítico, e dar oportunidade a quem não consegue doar durante os dias de semana.

O agendamento para a doação deve ser realizado por este link. A unidade especializada registra estoques críticos dos tipos sanguíneos O+, O-, A- e AB-. Ainda estão em alerta os tipos B-, AB+, A+ e B+.

“Recebemos muitas solicitações para abrirmos nossa sede aos sábados e, em atenção às necessidades dos doadores, estamos nos mobilizando novamente neste sábado”, explicou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanella.

A diretora ainda observa que o sangue não tem substituto e somente por meio dele é possível salvar a vida de quem sofreu um acidente, de pacientes hematológicos, de quem precisa fazer uma cirurgia de emergência ou necessita de transfusão de forma regular. Ela enfatiza que, com apenas uma bolsa de sangue, quatro vidas podem ser salvas.

Agendamento

Além do link de acesso, as doações podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624.

A sede do MT-Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá. O funcionamento regular da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30.

Fonte: GOV MT

2024 word1

Com o objetivo de estimular o diálogo em torno do Direito Administrativo sob o ponto de vista econômico entre Executivo, juristas, órgãos de controle e Judiciário, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT), promoveu nesta quinta-feira (17.11), o 1º Simpósio de Direito Administrativo Econômico com Foco em Infraestrutura.

O evento, organizado pelas comissões de Direito Administrativo e de Direito em Infraestrutura, contou com quatro painéis, compostos por palestrantes de renome – entre eles, Mirela Miró Ziloto, professora de pós-graduação de Licitações e Contratos da PUC/PR; Manoela Barbosa Machado, advogada e mestre em Direito Administrativo pela PUC/SP; Maurício Portugal Ribeiro, professor de Modelos Regulatórios FGV/SP e mestre em Direito pela Havard Law School; e José Roberto Pimenta Oliveira, doutor e mestre em Direito pela PUC/SP.

Eles apresentaram informações atuais sobre diversos temas, como segurança jurídica para atração de novos investimentos, fusão e aquisições de concessões e delegações, regulação, controle e tutela do interesse público em projetos de infraestrutura e renegociação de contratos de concessão.

O Governador em exercício, Otaviano Pivetta, reforçou que Mato Grosso continuará investindo fortemente em infraestrutura nos próximos quatro anos e que debates como este são fundamentais.

“Vivemos um momento de expansão econômica. Continuaremos quebrando paradigmas, no que diz respeito à infraestrutura estadual. A capacitação é importante e necessária, portanto, invistam seu tempo nestes estudos. O Estado precisa de vocês e terá muito trabalho para todos nos próximos anos”. 

2024 word1Segundo o titular da Seplag, Basílio Bezerra, este tipo de evento agrega conhecimento ao transformar regramentos e normas em serviços de qualidade a serem prestados à população.

“Eventos e discussões como estas, envolvendo várias instituições, enriquecem e melhoram o desempenho de todos os envolvidos e, consequentemente, refletem na prestação de serviços públicos de excelência, trazendo mais segurança jurídica aos contratos e atos administrativos”.

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, reforçou que a parceria entre OAB/MT e Estado, para a realização destas qualificações por meio da Escola Superior de Advocacia e Escola de Governo, fortalece a discussão jurídica. “Mato Grosso é um estado que convive constantemente com investimentos em infraestrutura e a advocacia precisa estar atualizada e capacitada para atender demandas do setor”. 

A abertura do Simpósio contou ainda com a presença do secretário da Escola Superior de Advocacia (ESA-MT), Dejango Campos; do vice-presidente da OAB-MT, José Carlos Guimarães Junior; do diretor tesoureiro, Helmut Daltro; do presidente da Comissão de Direito de Infraestrutura, Ronilson Rondon Barbosa; e dos secretários estaduais Basílio Bezerra (Planejamento); Maria Stella Lopes Conselvan (Infraestrutura – interina); e Emerson Hideki (Controladoria Geral,); da secretária adjunta da Escola de Governo, Marioneide Kliemaschewsk; e do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Luciano Lourenço da Silva; além de dezenas de advogados e servidores públicos.

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.