Nova prodígio do xadrez tem 10 anos; mais jovem com título de mestre internacional

Esta garota de apenas 10 anos fez história e se tornou a nova prodígio do xadrez mundial. Com tão pouca idade, Ela conquistou o título de Grande Mestre, um dos mais altos e que também é vitalício.
Bodhana Sivanandan, de Londres, derrotou na semana passada o grande mestre de 60 anos, Peter Wells, na última rodada do torneio em Liverpool.
O novo título da jovem, “mulher mestre internacional”, é o segundo mais alto para mulheres, ficando apenas atrás do título de mulher grande mestre.
Bateu recorde
Com a vitória, a menina bateu o recorde anterior, de 2019, da norte-americana Carissa Yip, que tinha conquistado o título com 10 anos, 11 meses e 20 dias, revelou a “People”. Bodhana tem 10 anos, cinco meses e três dias, ou seja é 5 meses mais jovem.
A menina começou a jogar xadrez durante a pandemia, em 2020. Na época, um amigo de família deixou um tabuleiro na casa de Bodhana.
Depois disso, ela treina pelo menos uma hora todo dia, depois da escola. Também participa em torneios ao fim‑de‑semana para manter as suas habilidades em prática.
Leia mais notícia boa
Não se intimida com adversários
Mesmo tão jovem, Bodhana Sivanandan disse que não se deixa intimidar pelos adversários, mesmo quando sejam tão velhos quanto os avôs dela.
Sobre as suas habilidades no xadrez, Bodhana Sivanandan explicou: “Eu realmente não reparo com quem estou a jogando. Apenas jogo no tabuleiro”, e acrescentou ainda:
E deixou uma dica para quem sonha em aprender xadrez:
“O meu conselho para quem quer aprender é que, se perder um jogo, deve tentar aprender com ele”.
Veja a nova prodígio do xadrez jogando:
Fonte: sonoticiaboa