Mundo

Demolição de construções irregulares avança em comunidade do Rio: entenda o processo e impactos

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Duas construções irregulares localizadas na Rua Zenitildes Alves Meira, em Vargem Grande, zona oeste do Rio, começaram a ser demolidas nesta quarta-feira (20). As edificações estavam em fase de obras e não possuíam licença da prefeitura. O trabalho é manual e deve se estender por alguns dias.

Os responsáveis já haviam sido notificados em junho deste ano, quando as obras foram embargadas. Uma delas ficava no número 151, com um pavimento de possível uso comercial, e a outra na esquina com a Rua Marcelo Yuca, com três andares projetados para uso misto. Ambas estão situadas na Favela Beira do Canal, área dominada por facção criminosa.

A ação integra processos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento. No total, as obras somavam cerca de 600 metros quadrados, sendo erguidas sem autorização em áreas de loteamento clandestino e até em terreno público.

O secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior, afirmou que o objetivo é garantir o respeito ao espaço público e evitar que construções ilegais reforcem financeiramente o crime organizado. Segundo ele, a prefeitura mantém esse tipo de operação desde 2021, com foco na preservação da vida e na desobstrução de áreas públicas.

Apesar do embargo e das notificações, os trabalhos continuaram em descumprimento às determinações legais. Engenheiros estimam prejuízo de R$ 1,5 milhão para os proprietários das construções.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.