A Petrobras confirmou nesta terça-feira (19) o início da construção de quatro navios, em um movimento que integra a estratégia de renovação de sua frota. O anúncio ocorreu durante a Navalshore 2025, maior feira da indústria marítima da América Latina, realizada no Rio de Janeiro até o dia 21.
De acordo com o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, os trabalhos terão início no Estaleiro Rio Grande, da Ecovix, no Rio Grande do Sul. Já o acabamento e o comissionamento das embarcações ficarão sob a responsabilidade do Estaleiro Mac Laren, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.
O secretário nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Antunes Dias Batista, ressaltou a relevância de políticas públicas para impulsionar o setor: “O desenvolvimento dessa riqueza só é possível por meio de políticas de Estado”, afirmou.
Também presente ao evento, o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha, destacou a crescente demanda por embarcações de apoio marítimo e pela reciclagem de navios e estruturas offshore no país.
ENQUETE OFICIAL: Você ainda tem esperanças de que a economia do Brasil melhore após as eleições de 2026?
— CenarioMT (@cenariomt) August 14, 2025
Fonte: cenariomt