Carros & Motos

Como os veículos elétricos podem reduzir o estresse, apesar das estradas caóticas aumentarem a ansiedade ao volante

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Veículos elétricos aliviam o estresse, mas estradas caóticas mantêm a ansiedade no volante

Descubra por que, segundo um estudo da DS Automobiles, motoristas de veículos elétricos se sentem menos estressados.

Um novo estudo encomendado pela DS Automobiles revelou um fato interessante: motoristas de veículos elétricos se sentem menos estressados ao volante do que aqueles que dirigem carros a gasolina ou diesel.

Veículos elétricos aliviam o estresse, mas estradas caóticas mantêm a ansiedade no volante

A pesquisafocada no Reino Unido, mostrou que 75% dos proprietários de VEs consideram a experiência de dirigir mais tranquila. No entanto, o paradoxo é que 39% dos motoristas britânicos ainda citam o ato de dirigir como uma grande fonte de ansiedade.


A paz de espírito nos veículos elétricos vem de uma combinação de fatores: o motor elétrico, que entrega torque de forma suave, o silêncio da cabine e a ausência de vibrações mecânicas. Essa sensação de serenidade tem se tornado um atrativo para os compradores, tanto quanto a economia de combustível ou os incentivos fiscais.

Apesar disso, a pesquisa da DS mostra que essa tranquilidade tem limites. O estresse retorna quando os motoristas precisam lidar com o comportamento imprevisível de outros veículos e com as condições das estradas.

2025 word1
Veículos elétricos aliviam o estresse, mas estradas caóticas mantêm a ansiedade no volante – Foto: BMW

 

O problema está na estrada, não no carro

O estudo destacou que os principais fatores de estresse para os motoristas, independentemente do tipo de carro, são:

  • Motoristas que seguem muito perto do carro da frente: 58%

  • Falta de disciplina nas faixas: 53%

  • Congestionamento: 44%

Esses dados mostram que a qualidade da infraestrutura e o comportamento dos motoristas são os principais vilões do estresse no trânsito. Um carro silencioso e confortável não pode mudar a atitude de outros condutores nem liberar uma rodovia congestionada.


Problema é o trânsito - Foto: FreepikProblema é o trânsito - Foto: Freepik
Problema é o trânsito – Foto: Freepik

 

A busca por mais conforto e segurança

Quando questionados sobre o que poderia reduzir o estresse ao dirigir, os motoristas apontaram melhor conforto no carro e recursos mais inteligentes, como assentos com suporte, suspensão de alta qualidade e sistemas de navegação precisos. Muitos desses recursos já são pontos fortes dos veículos elétricos, que geralmente vêm equipados com sistemas avançados de assistência ao motorista.

O estudo reforça que, embora a tecnologia dos veículos elétricos ajude a tornar a experiência mais agradável, a solução para um trânsito menos estressante e mais seguro passa por melhorias na infraestrutura, leis de trânsito mais rigorosas e, principalmente, um comportamento mais consciente de todos os motoristas.

Leia também: Tesla Model YL é flagrado antes da estreia oficial


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.