Distribuidores de combustíveis em Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Paraná preparam uma ofensiva contra contratos comerciais praticados pela Petrobras Distribuidora e pela Ipiranga. A informação foi divulgada na coluna do jornalista Carlo Cauti publicada na da Revista .
Os grupos reúnem documentos para se habilitar como terceiros interessados no processo administrativo em andamento no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e também planejam acionar a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Segundo as redes, os contratos incluem cláusulas de exclusividade de dez a 15 anos, além da exigência de compra de grandes volumes de combustível. O material reunido pelas empresas demonstra que, em caso de descumprimento, há previsão de “multas gigantescas”.
O Cade apura práticas consideradas anticompetitivas por parte da Petrobras Distribuidora e da Ipiranga. O processo investiga se houve formação de cartel e adoção de condições comerciais que restringiriam a concorrência no setor.
As redes interessadas afirmam que sua participação tem o objetivo de reforçar as investigações já em curso. A intenção é que os documentos coletados sejam usados tanto no processo do Cade quanto em representações junto à ANP, responsável pela regulação do mercado de combustíveis no país.

Revista Oeste muito além dos combustíveis
A íntegra da coluna “” está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista .
A publicação digital ainda conta com reportagens especiais e artigos de Silvio Navarro, Ana Paula Henkel, Rodrigo Constantino, Roberto Motta, Cristyan Costa, Alexandre Garcia, Guilherme Fiuza, Adalberto Piotto, Artur Piva, Ubiratan Jorge Iorio, Edilson Salgueiro, Fábio Bouéri, Daniela Giorno, Dagomir Marquezi, Brendan O’Neill (da ) e Emma Camp (da Reason).
Startup de jornalismo on-line, a Revista está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta , escolher o plano e seguir os passos indicados.
Fonte: revistaoeste